ORA-12154: TNS:listener... Não consigo acessar pelo client

Dúvidas, dicas e truques de PL/SQL. Aqui também vão assuntos relacionados a pacotes, triggers, funções, Java-Stored Procedures, etc
Responder
flaviademorais
Rank: Estagiário Pleno
Flávia de Morais

Boa tarde pessoal,

Antes de criar esse tópico pesquisei bastante sobre o assunto e realmente não achei nada que me esclarecesse algo...

Seguinte...
Tenho um servidor Linux - Red Hat, com Oracle 10g Instalado. Tenho nele uns 4 bancos que estavam rodando perfeitamente, hoje pela manhã constatei que não conseguia conectar a um deles com meu aplicativo. Dava o seguinte erro:
"ORA-12514: TNS:listener não tem conhecimento sobre o serviço solicitado atualmente no descritor de conexão",
esse erro também deu quando tentei acessar pelo PL/SQL Developer, tentei pelo BDE que uso para as conexões, mesmo erro. Os outros 3 bancos estão respondendo perfeitamente.
Verifiquei os arquivos TNSNAMES.ORA, LISTENER.ORA e estavam normais, sem alteração alguma...
Enfim... Tentando acessar pelo meu aplicativo, pl/sql e bde ele não conecta, porém, quando acesso via sqlplus ele acessa perfeitamente, seu status está ativo e consigo manipula-lo pelo sqlplus, mas pelo client não...

Alguém tem idéia do que pode ser? Aconteceu de um dia para o outro, sem alteração nenhuma de consiguração nem nada... Deixei de verificar algo?

Obrigada pela atenção,

Flávia de Morais :wink:
victorhugomuniz
Moderador
Moderador
Contato:
:D

você verificou se o banco esta no ar ??
flaviademorais
Flávia de Morais

Olá Victor Hugo,

Eu dei um select na v$instance e me retornou...
Status: OPEN
Database_Status: ACTIVE

Obrigada
victorhugomuniz
Moderador
Moderador
Contato:
:D

http://glufke.net/oracle/viewtopic.php?p=4343

Selecionar tudo

ORA-12514:
TNS:listener does not currently know of service requested in connect descriptor
Cause:	 The listener received a request to establish a connection to a database or other service. The connect descriptor received by the listener specified a service name 
for a service (usually a database service) that either has not yet dynamically registered with the listener or has not been statically configured for the listener. This may be a 
temporary condition such as after the listener has started, but before the database instance has registered with the listener.
Action:	
- Wait a moment and try to connect a second time.

- Check which services are currently known by the listener by executing: lsnrctl services <listener name>

- Check that the SERVICE_NAME parameter in the connect descriptor of the net service name used specifies a service known by the listener.

- If an easy connect naming connect identifier was used, check that the service name specified is a service known by the listener.

- Check for an event in the listener.log file.

http://forum.imasters.uol.com.br/index. ... ora-12514/
Responder
  • Informação