MERGE com DBLINK e coluna do tipo SYS.XMLTYPE

Dúvidas, dicas e truques de PL/SQL. Aqui também vão assuntos relacionados a pacotes, triggers, funções, Java-Stored Procedures, etc
Responder
alesmart
Rank: Estagiário Pleno
Alessandro Martins

Estou tentando atualizar uma tabela no banco remoto com o comando MERGE utilizando o DBLINK, esta tabela contém uma coluna do tipo XMLTYPE, quando executo retorna o erro "ORA-22804: operações remotas não permitidas em tabelas de objeto ou em colunas de tipo definido pelo usuário" segue o codigo:

BEGIN
merge INTO pmz_xml001@bd28 bd28
USING (SELECT *
FROM pmz_xml001
WHERE pmz_xml001.recnum = rec_rep.id_registro) nfe
ON (bd28.recnum = rec_rep.id_registro)
WHEN matched THEN
UPDATE SET bd28.x001_arq = nfe.x001_arq,
bd28.x001_chave = nfe.x001_chave,
bd28.x001_xml = nfe.x001_xml
bd28.x001_fin = nfe.x001_fin
WHEN NOT matched THEN
INSERT (bd28.recnum,
bd28.x001_arq,
bd28.x001_chave,
bd28.x001_xml, -- (SYS.XMLTYPE)
bd28.x001_fin)
VALUES (nfe.recnum,
nfe.x001_arq,
nfe.x001_chave,
nfe.x001_xml);
COMMIT;

EXCEPTION
WHEN OTHERS THEN
PR_LOG_EXCECAO(v_id_log, SQLERRM);

END;

Gostaria de saber se existe uma maneira de contornar este erro.
diegolenhardt
Moderador
Moderador

Via DBLink não sei se será possível hein, talvezzzzz se for um create table as na tabela remota funcione, aí você faria uma tabela intermediaria,/temporaria pra depois fazer o merge na mesma base,

faz um teste aí
alesmart
Alessandro Martins

Eu já tentei isso, o problema é que preciso executar este procedimento no banco local utilizando o dblink, desta forma quando vou transferir da tabela temporária para a tabela definitiva (no banco remoto) ocorre o mesmo erro.
diegolenhardt
Moderador
Moderador

No banco local, você fizer
create table x as select * from x@dblink;

esta trazendo a tabela remota para local, e aí depois você faz localmente o merge,

não dá?

Eu pensei depois, acho que a única saída é fazendo via PLSQL, pois tem mais recursos que o SQL para este tipo de operação, a idéia seria fazer o select remoto numa variavel deste type (XMLTYPE) no banco local, e aí para todos os outros dados você faz o merge, e via PLSQL num cursor tenta atualizar os XML´s.

Acho que via PLSQL dá cara, DBMS_LOB, esse pacote ajuda.
alesmart
Alessandro Martins

O problema é que os dados estão na tabela local e eu preciso atualizar uma tabela remota. Vou tentar resumir o procedimento:
Código PL/SQL (várias procedures e functions dentro de um package)
eu busco os arquivos XML´s numa pasta FTP e insiro numa tabela na coluna XMLTYPE, depois deste XML inserido no banco local então começo os extrair os dados que necessito pra montar um vizualizador, até aí está tudo perfeito, o problema é que a cada dia aumenta muito o numero de acessos a este vizualizador, por isso queria transferir as tabelas envolvidas para outro banco e direcionar o vizualizador pra lá. Para isso preciso manter as tabelas do banco remoto atualizadas. Eu comecei tentando o MERGE com DBLINK, todas as tabelas envolvidas foram atualizados da forma que eu queria exceto a tabela que possui a coluna XMLTYPE.
diegolenhardt
Moderador
Moderador

Uhmmmmmmm,

Será que o DBMS_DATAPUMP não te ajudaria? ¬¬

o grande lance é:

você tem somente inserts nessa tabela do XML ou teria também update/delete, pois tem um esquema no datapump que você poderia levar apenas as linhas inseridas, ou seja um modo APPEND,

Dbms_Datapump.Set_Parameter(Jobhandle,
'TABLE_EXISTS_ACTION',
'REPLACE'); --

ou usar o replace pra substituir a tabela, também funcionaria, caso seu processo poderia rodar de madrugada, não sei qual a frequencia da atualização, de uma olhada cara,
alesmart
Alessandro Martins

vou pesquisar... pode ser a solução !!!
Muito obrigado e até a proxima.
Responder
  • Informação