Retornar linhas da tabela com mais de um campo nulo

Dúvidas, dicas e truques de PL/SQL. Aqui também vão assuntos relacionados a pacotes, triggers, funções, Java-Stored Procedures, etc
Responder
denismilaski
Rank: Estagiário Júnior

Boa tarde,

Meu banco de dados possue uma tabela com mais de 40 campos(colunas). Gostaria de saber se é possível fazer um select que teste cada campo e caso o campo for nulo, retorne a linha pra mim. Tudo isso sem que eu crie um "IF" para cada campo.
O select teria de analisar a tabela inteira e se existir alguma linha que possua algum campo nulo, que essa linha seja retornada na pesquisa.
É possível?

Espero que eu tenha sido claro...rss
Não tenho experiência em fóruns

Um abraço.
gfkauer
Rank: DBA Sênior
Contato:
Quem falou que programar era fácil??

Quanto mais dificil for a implementação mais valorizado seu trabalho será!

Acessem: www.gfkauer.com.br

Olá denismilaski

Primeiro que selects não usam IFs, mas cláusulas de restição. Mas sim você foi claro (pelo menos pra mim).
Segundo, pelo que me consta a maneira mais simples seria colocar uma clausula Or para cada coluna, o que se torna de simples leitura mas exaustivo na programação devido ao alto número de colunas da sua tabela...
Tineks
Cristiano (Tineks)
Araraquara - SP

Denis, se você concatenar um campo nulo com um não nulo, o valor retornado será nulo.. vê se é isso q você precisa..

Selecionar tudo

QL> 
SQL> with tbl as (select 1 linha, 'X'  campo1, 'W'  campo2, 'Y'  campo3 from dual union
  2               select 2 linha, null campo1, 'W'  campo2, 'Y'  campo3 from dual union
  3               select 3 linha, null campo1, 'W'  campo2, null campo3 from dual union
  4               select 4 linha, null campo1, null campo2, null campo3 from dual)
  5  select * from tbl
  6  where (campo1||campo2||campo3) is null
  7  /

LINHA CAMPO1 CAMPO2 CAMPO3
---------- ------ ------ ------
         4               
[]s!!
burga
Rank: DBA Pleno
Rank: DBA Pleno
Ricardo H. Tajiri