Bom dia turma. Existe uma maneira de identificar um evento de uma tabela no ORACLE???
Por exemplo...se for disparado um UPDATE, eu consigo "armazenar" a string do update??
Estou precisando identificar os eventos de umas tabelas... caso o usuário insira um novo registro, então eu iria guardar em uma tabela o comando "insert into TABELA values ( blá, blá, blá )"...preciso registrar insert, update e delete..não sei se no oracle tem alguma função que identifica isso.
Não sei se fui claro.
Abraços
Extrair o evendo da tabela em string
- gpereira
- Rank: Programador Sênior
Gustavo Antonio Pereira
OCA Oracle Database 10g Administrator Certified Associate
OCA Oracle Database 10g Administrator Certified Associate
Existe..
Através de auditorias do proprio ORACLE..
Não me lembro bem qual tipo de auditoria.. Vou dar uma pesquisada depois posto aqui..
Se alguém poder ajudar antes.. melhor..
Através de auditorias do proprio ORACLE..
Não me lembro bem qual tipo de auditoria.. Vou dar uma pesquisada depois posto aqui..
Se alguém poder ajudar antes.. melhor..
-
- Rank: DBA Júnior
Pablo
Estou pesquisando alguma coisa na internet...e ví que é possível. É preciso habilitar o processo alter system set audit_trail = "DB" scope = SPFILE
Mas pelo o que estou vendo, é necessário reiniciar o banco...vou fazer isso e assim q tiver algum resultado (positivo ou negativo) eu posto aqui.
Falow
Mas pelo o que estou vendo, é necessário reiniciar o banco...vou fazer isso e assim q tiver algum resultado (positivo ou negativo) eu posto aqui.
Falow

-
- Moderador
Abraço,
Trevisolli
OCA Oracle PL/SQL Developer Certified Associate
OCP Oracle Forms Developer Certified Professional
Araraquara-SP
Trevisolli
Araraquara-SP
Brother,
Não sei a volumetria desta tua tabela, nem a quantidade de "updates" que ela recebe, mas, acho que valeria talvez fazer um teste com trigger.
Não sei a volumetria desta tua tabela, nem a quantidade de "updates" que ela recebe, mas, acho que valeria talvez fazer um teste com trigger.
-
- Rank: DBA Júnior
Pablo
Mestre Trevisolli...tudo em hiba???
Camarada, na verdade seria uma "auditoria" de todos os eventos das tabelas do meu banco... Hoje cada tabela auditada possui uma trigger que é disparada nos, inserts, updates e delete...assim é "replicada" toda a linha em uma outra tabela... por exemplo...quando o usuário inserir um registro na tabela de cliente, vai uma cópia deste registro para uma tabela de auditoria...então eu pensei em fazer uma "melhoria"...sendo que ao invés de pegar e "replicar" todo o conteúdo da linha eu iria pegar o comando (insert into blá blá blá) e "interpretar" ela no forms mostrando pro usuário qual linha foi inserida/deletada/atualizada.... então conversei com nosso DBA e para isso seria necessário fazer uma alteração no banco (ativar auditoria do oracle como o gpereira comentou acima) e não iria ficar legal..bom, então esta idéia foi "abortada"...e então, surgiu um novo desafio..tentar criar uma tela "dinâmica" (talvez utilizando um collection)..mas, esta pergunta eu coloquei em outro tópico ( http://www.glufke.net/oracle/viewtopic.php?f=4&t=8280 ).
Mas valeu pela dica brother.
T+
Camarada, na verdade seria uma "auditoria" de todos os eventos das tabelas do meu banco... Hoje cada tabela auditada possui uma trigger que é disparada nos, inserts, updates e delete...assim é "replicada" toda a linha em uma outra tabela... por exemplo...quando o usuário inserir um registro na tabela de cliente, vai uma cópia deste registro para uma tabela de auditoria...então eu pensei em fazer uma "melhoria"...sendo que ao invés de pegar e "replicar" todo o conteúdo da linha eu iria pegar o comando (insert into blá blá blá) e "interpretar" ela no forms mostrando pro usuário qual linha foi inserida/deletada/atualizada.... então conversei com nosso DBA e para isso seria necessário fazer uma alteração no banco (ativar auditoria do oracle como o gpereira comentou acima) e não iria ficar legal..bom, então esta idéia foi "abortada"...e então, surgiu um novo desafio..tentar criar uma tela "dinâmica" (talvez utilizando um collection)..mas, esta pergunta eu coloquei em outro tópico ( http://www.glufke.net/oracle/viewtopic.php?f=4&t=8280 ).
Mas valeu pela dica brother.
T+
-
- Moderador
Abraço,
Trevisolli
Araraquara-SP
Trevisolli
Araraquara-SP
Legal brother, pelo que me falou, o ideal (tb concordo), seria a auditoria do banco.
Sobre o forms, vou dar uma olhada no teu tópico. Trabalhei um bom tempo com forms, mas, aqui no fórum tem uns "gurus" que talvez o ajude.
Precisando, conta com ma gente.
Sobre o forms, vou dar uma olhada no teu tópico. Trabalhei um bom tempo com forms, mas, aqui no fórum tem uns "gurus" que talvez o ajude.
Precisando, conta com ma gente.
-
- Informação
-