Criptografia com Wrapper

Dúvidas, dicas e truques de PL/SQL. Aqui também vão assuntos relacionados a pacotes, triggers, funções, Java-Stored Procedures, etc
Responder
Maikew
Rank: Programador Júnior

Olá pessoal, estou querendo saber um pouco mais sobre Wrapper, utilizer já e vi como funciona, porém tenho uma dúvida...Não consigo utilizá-lo com triggers?
Tentei de tudo mais não funcionou! E se não funciona, alguém conhece alguma forma de 'esconder' o código fonte das triggers?
Talvez uma maneira seja criar procedures e chamálas dentro das triggers ao invés de realizar procedimentos direto no código fonte dela, mas, mesmo assim queria saber se existe alguma forma de proteger o codigo fonte dela..

Obrigado!
stcoutinho
Moderador
Moderador

Olá Maikew,

Pelo que pude constatar, o manual Oracle® Database PL/SQL Language Reference - 11g Release 1 (11.1) - Part Number B28370-05 (http://docs.oracle.com/cd/B28359_01/app ... 0/wrap.htm) explica
não ser possível usa o WRAP para criptografar o código fonte das triggers:

Selecionar tudo

Limitations of Wrapping
•Wrapping does not hide the source code for triggers.
To hide the workings of a trigger, write a one-line trigger that invokes a wrapped subprogram.

Como o texto acima informa, é possível contornar esta limitação: basta colocar a maior parte do código da trigger em um subprograma (ex: procedure), que por sua vez possa ser criptografado.

Depois, bastaria chamar esta procedure com base na trigger.

Abraços,

Sergio Coutinho
Maikew

Pois é, acho que esta é a melhor forma também...Muito obrigado pela dica o/

Abraço e até a próxima dúvida kkk
:)
Responder
  • Informação