Variável de ambiente ORACLE_HOME

Dúvidas, dicas e truques de PL/SQL. Aqui também vão assuntos relacionados a pacotes, triggers, funções, Java-Stored Procedures, etc
Responder
pc_delphi
Rank: Analista Pleno
Rank: Analista Pleno
Tudo posso, nAquel que me fortalece
Filipenses 4:13

Eu sou obrigado a configurar a variável de ambiente ORACLE_HOME? Se sim, como eu faço isso?
stcoutinho
Moderador
Moderador

Olá PC_DELPHI,

Pode fornecer mais informações sobre sua dúvida? Geralmente usamos o ORACLE_HOME para indicar o PATH onde se encontra instalado um produto da ORACLE (pode ser um ORACLE XE, um ORACLE ENTERPRISE SERVER, um ORACLE FORMS, um ORACLE DISCOVERER, etc). Você está tendo algum problema com um produto e desconfia que esta variável seja a responsável? Neste caso, qual a mensagem de erro?

Um outro ponto: qual o seu sistema operacional? A forma como você define um ORACLE_HOME no WINDOWS é bem diferente do que no LINUX.

WINDOWS: Posicione o MOUSE no ícone MEU COMPUTADOR no DESKTOP do windows. Precione botão direito do MOUSE neste ícone e escolha a opção PROPRIEDADES. Em PROPRIEDADES, escolha a aba de nome AVANCADO. Nesta aba, pressione o botão VARIAVEIS DE AMBIENTE (no final da aba). Adicione ORACLE_HOME pressionando o botão NOVA no campo que informa VARIAVEIS DO SISTEMA. Informe no NOME DA VARIAVEL o valor ORACLE_HOME e no VALOR DA VARIAVEL o caminho onde se encontra instalado o ORACLE.
Ex:

Selecionar tudo

D:\oracle\xe\app\oracle\product\10.2.0\server\BIN)
No caso do LINUX/SOLARIS, você precisa adionar o comando "export ORACLE_HOME=<diretorio>" no arquivo de profile do usuário "dono" da instalação do ORACLE.
Ex:

Selecionar tudo

export ORACLE_HOME=/u01/oracle/xptodb/9.2.0
Creio que no caso do ORACLE XE WINDOWS você não precisar ficar se preocupando com estas coisas, a não ser que esteja precisando acessar o SQLPLUS, o IMP/EXP, etc.

Talvez o pessoal possa oferecer outras explicações aquí no forum.

Abraços e boa sorte,

Sergio Coutinho
AlexTR
Rank: Programador Sênior
Rank: Programador Sênior

Olá bom estou tentando fazer o backup no oracle atraves do cmd porem ele diz que o expdp não é reconhecido, pesquisei e acho que esse problema pode ser a variavel de ambiente desconfigurado já que só instalei o banco e não mexi nas variavel, como configuro essas variavel? e se possivel como faço fazer um backup o que tava usando é o seguinte:

EXPDP(no qual ele não reconhece, e já tentei usar o EXP) system/senha@xe directory=bpk(já criei no banco onde vai o bkp) dumpfile=bpk.dmp logfile=bkp.log schemas=banco

e não da certo fala que o expdp da erro e na outra maquina fala que foi um erro interno e não faz o backup, alguém pode me ajudar?
stcoutinho
Moderador
Moderador

Oi AlexTR,

O que eu costumo fazer é criar um arquivo CMD (ex: GERA_EXP_XE.CMD) com estas variáveis todas configuradas.

Exemplo:

Selecionar tudo

chcp 1252
set ORACLE_HOME=D:\oracle\product\11.2.0\client_1\
echo The current ORACLE_HOME is %ORACLE_HOME%
set TNS_ADMIN=D:\oracle\product\11.2.0\client_1\network\admin
set ORACLE_SID=XE
D:\oracle\product\11.2.0\client_1\BIN\exp SYSTEM/ORACLE@XE  FILE=EXP_XE.DMP FULL=Y  ROWS=Y INDEXES=Y GRANTS=Y  DIRECT=Y STATISTICS=NONE COMPRESS=Y BUFFER=10000000 LOG=EXP_XE.LOG
O motivo de eu fazer isso é que geralmente eu tenho vários releases de ORACLE instalados no meu WINDOWS. Criar os arquivos de CMD é uma forma de eu evitar conflitos entre estas diferentes versões.

Ao invés do EXP (não mais "recomendado" a partir do 10g), você pode substituir a linha do EXP por EXPDP (não se esqueça dos parâmetros de exportação específicos desta ferramenta).

Espero que o exemplo acima (você precisa revisar os diretórios) possa lhe ajudar a sanar seu problema.

Abraços,

Sergio Coutinho
Responder
  • Informação