Trigger em view

Dúvidas, dicas e truques de PL/SQL. Aqui também vão assuntos relacionados a pacotes, triggers, funções, Java-Stored Procedures, etc
Responder
jks1903
Rank: DBA Júnior

Pessoal, uma dúvida.

Estive pesquisando sobre triggers "instead of" e vi que as mesmas são aplicadas a views. Porém acho que não compreendi corretamente o conceito, ou implementei algo de forma errada, por isso peço uma ajuda.

Tendo como base a estrutura abaixo:

Selecionar tudo

CREATE TABLE teste1
(
  campo1 VARCHAR2(50)
/
CREATE TABLE teste2
(
  campo2 VARCHAR2(50)
)
/
CREATE OR REPLACE VIEW vw_teste12 aS
SELECT t1.*
  FROM teste1 t1,
       teste2 t2
  WHERE t1.campo1 = t2.campo2
/
CREATE OR REPLACE TRIGGER trg_teste12
  INSTEAD OF INSERT OR UPDATE ON vw_teste12
  FOR EACH ROW
BEGIN
    Raise_Application_Error(-20001,'Disparando a trigger');
END;
)
Explicando melhor o que fiz, tenho duas tabelas e criei uma view que associa o valor entre elas, ou seja, só será exibido na view caso o valor exista em ambas as tabelas.

A minha necessidade é disparar uma trigger quando essa condição for atendida, por isso pensei em criar a trigger na view. Porém consigo inserir normalmente nas duas tabelas, com valores que atendem ao critério para ser exibido na view.

A minha dúvida é se o que quero fazer é possível, e caso sim, o que eu estou fazendo errado.

Obrigado.
stcoutinho
Moderador
Moderador

Oi jks1903,

Posso estar errado, mas creio que você não conseguirá efetuar operações DML (DELETE, INSERT, UPDATE) nesta view, uma vez que ela se trata de um JOIN entre duas tabelas ORACLE.

O que você pode fazer é criar uma trigger em cada uma das tabelas. A trigger de uma tabela deve verificar se existe registro correspondente na outra tabela, e talvez possa fazer alguma ação em caso positivo (ex: alimentar uma tabela de log, enviar email para usuário, etc).

Sua view não precisa de nenhuma trigger para funcionar. Basta você fazer um SELECT nesta view. Caso existam registros iguais, a view sempre retornará estes registros na querie.

Espero ter esclarecido sua dúvida,

Sergio Coutinho
DanielNN
Moderador
Moderador
att,

Daniel N.N.

Eu executei aqui seu script e para mim e meu ambiente(10g) funcionou a validação. Levantou a exceção. (Só tive de ajustar os parentes e ponto-e-virgulas).

Não sei qual versão do banco você está utilizando. Segundo o TOM do 8 para trás as versões STANDARD não vinha com esta funcionalidade.

Resuminto o que está em http://psoug.org/reference/instead_of_trigger.html. A sugerida view para o INSTEAD OF NÃO pode ter:
- A set operator
- A DISTINCT operator
- An aggregate or analytic function
- A GROUP BY, ORDER BY, MODEL, CONNECT BY, or START WITH clause
- A collection expression in a SELECT list
- A subquery in a SELECT list
- A subquery designated WITH READ ONLY
- Joins, with some exceptions, as documented in Oracle Database Administrator's Guide
jks1903

Pessoal, primeiramente obrigado pelas respostas.

Noctifero, eu estou utilizando a versão 10G, porém quando insiro dados em alguma das tabelas, de forma que a informação passe a ser exibida na view, não dispara a trigger. Como você fez o teste de inserção?

Caso não conseguir, de repente vou tentar criar duas triggers nas tabelas mesmo, como o stcoutinho sugeriu.

Vlw.
DanielNN
Moderador
Moderador
att,

Daniel N.N.

Segui teu script(com ajustes dos parametros e ponto-e-virgula depois:

Selecionar tudo

insert into vw_teste12(campo1) values ('X');
Aí apareceu o erro "'Disparando a trigger'";
jks1903

Noctifero escreveu:Segui teu script(com ajustes dos parametros e ponto-e-virgula depois:

Selecionar tudo

insert into vw_teste12(campo1) values ('X');
Aí apareceu o erro "'Disparando a trigger'";
Ahh, então eu acho que minha concepção sobre o funcionamento das triggers INSTEAD OF está errado.

O que eu fiz foi inserir nas tabelas que são a "base" para a view. No momento da inserção nas tabelas, se a condição fosse atendida eu gostaria que disparasse a trigger da view. Dessa forma que eu tentei não é possível então com trigger a nível de view?
BCR
Rank: Programador Júnior
Breno Cristovão Rocha.

até onde sei.... não é possível trigger em view não...
DanielNN
Moderador
Moderador
att,

Daniel N.N.

Bem, a trigger foi criada para a VIEW.
Se você criou a trigger para view mas fez o insert na base table, a trigger da view não será disparada.
Será necessário criar a trigger da própria table.
O que você pode fazer, já que seria a "mesma trigger" para cada tabela é criar uma procedure e cada trigger chamar ela.
Lembrando que se você realizar consultas nas próprias tabelas durante a trigger , ocorrerá trigger mutante mas há contornos para isso(apesar deu aconselhar evitar ao máximo).
gpilger
Gilson Pilger
"Por não saber que erra impossível, ele foi lá e fez" autor desconhecido

A trigger "instead of" é bem simples rapaziada.

Tu tem uma view com duas tabelas, e entre essa tabelas tu tem o join certo? Então tu tem uma view complexa.

Nesse caso, quando tu criar a trigger "instead of", ao invés de executar o INSERT na tabela, por exemplo, o oracle irá SUBSTITUÍLO pelo algoritimo que tu programou na trigger.

Seria tipo assim, o insert acontece na view MINHA_VIEW, mas como existe a trigger "INSTEAD OF", tu programa para que ela ocorra na tabela MINHA_TABELA.

Just it man! Espero ter me feito entender. =D
jks1903

Blza pessoal, eu estava confundindo um pouco o "funcionamento" das triggers instead of.

Ficou claro agora, obrigado pelas respostas.
fbifabio
Moderador
Moderador
Contato:
Fábio Prado
www.fabioprado.net

Pessoal,

A explicação do @gpilger foi muito boa e deu para entender que o problema do @jks1903 era apenas conceitual. Um trigger INSTEAD OF (que só se aplica em views) só serve para comandos DML executados na própria view, e não na tabela. Ele é uma espécie de gambiarra para contornar uma prática ruim!

É possível fazer INSERT, UPDATE e DELETE em visões, desde que ela seja uma visão simples, ou seja, desde que ela referencie apenas 1 tabelas e obedeça mais algumas regrinhas (por exemplo, não ter funções nos nomes das colunas que serão retornadas). A trigger INSTEAD OF serve p/ permitir INSERT, UPDATE e DELETE em visões complexas, mas não é uma boa prática executar estas operações em visões! A boa prática é só fazer SELECT em visões e se seguirmos essa boa prática nunca precisaremos deste tipo de trigger!

[]s
Responder
  • Informação