Galera bom dia!
Estou precisando fazer uma trigger que fique monitorando uma tabela e quando um valor determinado for inserido ou atualizado eu quero que essa informação seja armazenada em outra tabela..
ex: tenho uma tabela chamada SOLICITACAO_OS onde tem os campos CD_OS, CD_USUARIO, NOME, CD_SETOR.
O que eu preciso é criar uma trigger que pegue os dados inseridos ou atualizados quando o setor for ex: 120 e insira essas informações em outra tabela...
estou iniciando em PL SQL e estou com algumas dúvidas.
valeu!
Trigger para auditoria
-
- Rank: Analista Júnior
- gpereira
- Rank: Programador Sênior
Gustavo Antonio Pereira
OCA Oracle Database 10g Administrator Certified Associate
OCA Oracle Database 10g Administrator Certified Associate
Creio que código abaixo resolva teu problema.
Não compilei, pode haver erros na compilação .
Qualquer duvida posta ai.
{}'s
Não compilei, pode haver erros na compilação .
Qualquer duvida posta ai.
{}'s
---- Criando tabela de logs
CREATE TABLE TB_AUDIT_OS (
CD_OS AS VARCHAR2(150),
CD_USUARIO NUMBER(5),
NOME VARCHAR2(150),
CD_SETOR VARCHAR2(150),
USER VARCAHR2(150),
DT_ALTERACAO DATE);
-- Criando Trigger
CREATE OR REPLACE TRIGGER AUDIT_OS
BEFORE DELETE OR INSERT OR UPDATE ON SOLICITACAO_OS
REFERENCING OLD AS OLD NEW AS NEW
FOR EACH ROW
BEGIN
INSERT INTO TB_AUDIT_OS VALUES(
:old.CD_OS, :old.CD_USUARIO, :old.NOME, :old.CD_SETOR,
user, sysdate);
END;
/
-
- Rank: DBA Júnior
Pablo
Bom dia Douglas.
Cara,,,aqui na empresa a gente tem um tal de "pega ladrão"....que é exatamente esse esquema de auditoria.
Esta tabela registra todas as "movimentações" que os usuários fazem....PRINCIPALMENTE delete....porque tem aquela ideia de "o sistema sumiu com o registro"....então esse esquema é aplicado nas principais tabelas.
A estrutura é mais ou menos assim:
você cria uma tabela de auditoria
você cria uma SEQUENCE para inserir na coluna SEQ_AUD
depois você cria uma trigger para auditar isso.
Cara...com esse esquema, aumentamos a credibilidade do nosso sistema...e evitamos MUITOS incômodos.
depois disso é fazer uma tela (somente consulta...) e deixar para o usuário consultar o que ele fez,
Espero ter ajudado.
t+
Cara,,,aqui na empresa a gente tem um tal de "pega ladrão"....que é exatamente esse esquema de auditoria.
Esta tabela registra todas as "movimentações" que os usuários fazem....PRINCIPALMENTE delete....porque tem aquela ideia de "o sistema sumiu com o registro"....então esse esquema é aplicado nas principais tabelas.
você cria uma tabela de auditoria
Create table aud_NOME_TABELA_AUDITADA(
seq_aud number(8),
dat_aud date,
tip_aud varchar2(1),
usuario_aud varchar2(60),
TODOS OS CAMPOS DA TABELA AUDITADA
);
create sequence seq_aud_NOME_TABELA_AUDITADA
minvalue 1
maxvalue 99999999
start with 1
increment by 1
nocache
order;
create or replace trigger aud_NOME_TABELA_AUDITADA
after insert or update or delete on NOME_TABELA_AUDITADA
for each row
declare
--Local variables here
xtip_auditoria varchar2(1) := 'I';
begin
--
--Insere na variável a letra A para quando o registro for atualizado.
if updating then
xtip_auditoria := 'A';
--Consistência que não permite que seja alterado os campos PK
--
if :new.CHAVE_PRIMARIA <> :old.CHAVE_PRIMARIA then
raise_application_error ( -20002 , 'Você não pode alterar o(s) campo(s) " CHAVE_PRIMARIA " deste registro. Exclua e insira um registro novo.');
end if;
--
end if;
--
--Insere na tabela o registro quando ele for excluído.
if deleting then
xtip_auditoria := 'E';
--
insert into aud_NOME_TABELA_AUDITADA values (
seq_aud_NOME_TABELA_AUDITADA.nextval ,
sysdate ,
xtip_auditoria ,
user ,
:old.CADA CAMPO DA TABELA DEVE CONTER UMA LINHA DESSAS);
else
--
--Insere na tabela o registro quando ele for alterado ou inserido.
insert into aud_NOME_TABELA_AUDITADA values (
seq_aud_NOME_TABELA_AUDITADA.nextval ,
sysdate ,
xtip_auditoria ,
user ,
:new.CADA CAMPO DA TABELA DEVE CONTER UMA LINHA DESSAS);
end if;
--===================================================================================================================
end aud_NOME_TABELA_AUDITADA;
depois disso é fazer uma tela (somente consulta...) e deixar para o usuário consultar o que ele fez,
Espero ter ajudado.
t+
-
Galera valeu mesmo pela ajuda...ajudaram muito.....
Pablo vou pegar a sua ideia e tentar modificar a minha trigger, a sua ficou bem legal...
Segue o que eu fiz...
Pablo vou pegar a sua ideia e tentar modificar a minha trigger, a sua ficou bem legal...
Segue o que eu fiz...
CREATE OR REPLACE TRIGGER TI_CHAMADOS_ITSOL_OS_LOG
AFTER INSERT OR UPDATE ON DBAMV.ITSOLICITACAO_OS
REFERENCING OLD AS OLD NEW AS NEW
FOR EACH ROW
DECLARE
FUNCIONARIO VARCHAR2(100);
CURSOR cVerif IS
SELECT 1
FROM DBAMV.TB_SOLICITACAO_OS
WHERE CD_OS = :NEW.CD_OS
AND CD_OFICINA = 6;
v_existe NUMBER(5);
BEGIN
OPEN cVerif;
FETCH cVerif INTO v_existe;
CLOSE cVerif;
IF (v_existe = 1) THEN
--IF (:NEW.CD_FUNC IN (170,171,168,176,172,169,173,167,174)) THEN
INSERT INTO DBAMV.TI_CHAMADOS_ITSOLICITACAO_OS
VALUES ( :NEW.CD_OS
,:NEW.CD_ITSOLICITACAO_OS
,:NEW.HR_INICIO
,:NEW.HR_FINAL
,:NEW.VL_TEMPO_GASTO_MIN
,:NEW.CD_FUNC
,:NEW.CD_SERVICO
,:NEW.DS_SERVICO
,sysdate
,USER
);
END IF;
END;
-
Verdade.... na empresa onde trabalho também tem algo parecido...O pessoal fecha os chamadas e ninguém sabe quem fez, quando a gente pergunta ninguém sabe o que aconteceu...
Pablo escreveu:Bom dia Douglas.
você cria uma tabela de auditoriavocê cria uma SEQUENCE para inserir na coluna SEQ_AUDCreate table aud_NOME_TABELA_AUDITADA( seq_aud number(8), dat_aud date, tip_aud varchar2(1), usuario_aud varchar2(60), TODOS OS CAMPOS DA TABELA AUDITADA );
depois você cria uma trigger para auditar isso.create sequence seq_aud_NOME_TABELA_AUDITADA minvalue 1 maxvalue 99999999 start with 1 increment by 1 nocache order;
Cara...com esse esquema, aumentamos a credibilidade do nosso sistema...e evitamos MUITOS incômodos.create or replace trigger aud_NOME_TABELA_AUDITADA after insert or update or delete on NOME_TABELA_AUDITADA for each row declare --Local variables here xtip_auditoria varchar2(1) := 'I'; begin -- --Insere na variável a letra A para quando o registro for atualizado. if updating then xtip_auditoria := 'A'; --Consistência que não permite que seja alterado os campos PK -- if :new.CHAVE_PRIMARIA <> :old.CHAVE_PRIMARIA then raise_application_error ( -20002 , 'Você não pode alterar o(s) campo(s) " CHAVE_PRIMARIA " deste registro. Exclua e insira um registro novo.'); end if; -- end if; -- --Insere na tabela o registro quando ele for excluído. if deleting then xtip_auditoria := 'E'; -- insert into aud_NOME_TABELA_AUDITADA values ( seq_aud_NOME_TABELA_AUDITADA.nextval , sysdate , xtip_auditoria , user , :old.CADA CAMPO DA TABELA DEVE CONTER UMA LINHA DESSAS); else -- --Insere na tabela o registro quando ele for alterado ou inserido. insert into aud_NOME_TABELA_AUDITADA values ( seq_aud_NOME_TABELA_AUDITADA.nextval , sysdate , xtip_auditoria , user , :new.CADA CAMPO DA TABELA DEVE CONTER UMA LINHA DESSAS); end if; --=================================================================================================================== end aud_NOME_TABELA_AUDITADA;
Espero ter ajudado.
t+
-
Fiz igual você orientou PABLO...ficou bem melhor, agora consigo pegar a ação que o usuário realizou...
valeu
valeu
-
- Rank: DBA Júnior
Pablo
Salve galera...
vou dar algumas dicas (que tive problemas aqui).
1)Quando for implementar a tabela de auditoria, faça uma cópia da tabela auditada na tabela de auditoria. Ai no campo "Tipo de auditoria" você coloca como INSERT, dali em diante é que a auditoria vai começar....isso elimina aquelas questões do usuário do tipo: "AWWW,,,EU FIZ A ALTERAÇÃO ANTES DA IMPLANTAÇÃO DA AUDITORIA"..mesmo porque, você precisa "comparar" como estava antes da alteração com o que está agora...
2) se for construir uma tela para o usuário consultar, não esqueçam de bloquear a manipulação de dados...o usuário não pode alterar DE JEITO ALGUM os dados da tabela de auditoria (aquela onde está sendo salvo a cópia).
3) Cuidado que isso pode encher seu banco....afinal, se você for auditar uma tabela com 20 mil registros, você vai estar com MUITO mais registros que isso....afinal, a cada alteração será salvo 1 linha na tabela.
Abraços turma.
vou dar algumas dicas (que tive problemas aqui).
1)Quando for implementar a tabela de auditoria, faça uma cópia da tabela auditada na tabela de auditoria. Ai no campo "Tipo de auditoria" você coloca como INSERT, dali em diante é que a auditoria vai começar....isso elimina aquelas questões do usuário do tipo: "AWWW,,,EU FIZ A ALTERAÇÃO ANTES DA IMPLANTAÇÃO DA AUDITORIA"..mesmo porque, você precisa "comparar" como estava antes da alteração com o que está agora...
2) se for construir uma tela para o usuário consultar, não esqueçam de bloquear a manipulação de dados...o usuário não pode alterar DE JEITO ALGUM os dados da tabela de auditoria (aquela onde está sendo salvo a cópia).
3) Cuidado que isso pode encher seu banco....afinal, se você for auditar uma tabela com 20 mil registros, você vai estar com MUITO mais registros que isso....afinal, a cada alteração será salvo 1 linha na tabela.
Abraços turma.
-
- Informação
-