Oracle e suas siglas

Dúvidas, dicas e truques de PL/SQL. Aqui também vão assuntos relacionados a pacotes, triggers, funções, Java-Stored Procedures, etc
Responder
Tinho
Rank: DBA Sênior
Rank: DBA Sênior

Boa tarde caros companheiros.

Não é de hoje que me confundo entre diversas terminologias ou nomenclaturas utilizadas pela Oracle para a designação das suas ferramentas e soluções, seja para novas ou para atualizações de outras já utilizadas, ou integração de tantas outras, dentre as aquisições feitas pela empresa.

No entanto pelo fato de ter terminado o projeto no último cliente no qual atuei, estou em busca de uma recolocação. E nesta procura de uma nova oportunidade me deparei com alguns requisitos às vagas com algumas siglas que me geraram estranheza devido não conhece-las. Apesar de já ter pesquisado sobre algumas gostaria de saber dos parceiros do fórum, as suas experiências e opiniões sobre o possível significado e aplicação das mesmas, segue algumas:

* Oracle ATG;
* Oracle ITC;
* Oracle ASM;
* Oracle ADF;
* Oracle EBS;
* Oracle RAC;

Bom é isso. Se alguém se interessar e puder ajudar, fico no aguardo.

Abçs.,
dr_gori
Moderador
Moderador
Contato:
Thomas F. G

Você já respondeu a dúvida de alguém hoje?
https://glufke.net/oracle/search.php?search_id=unanswered

Não se preocupe que é NORMAL não conhecer todas siglas, afinal no oracle tem um bilhão de siglas!
Algumas dessas eu conheço:

Oracle ATG - Normalmente é Oracle DBA ATG. ATG, sendo Application Tecnology Group. É um tipo especial de DBA que dá suporte ao Oracle EBS.

Oracle EBS - Significa Oracle E-Business Suite. É o ERP da Oracle. Um software gigante que é utilizado pelas maiores empresas do mundo. Por isso que o DBA que dá suporte nele tem que ser um DBA ATG, pois esse sistema tem diversos conceitos além do banco de dados.

Oracle ADF - É o framework utilizado no Fusion Applications. Como disse o Dana Singleterry, é "um framework de frameworks". heheheheh Ou seja, são varias tecnologias utilizadas na construção de programas web em java.

Os outros um DBA vai saber responder melhor.
* Oracle ASM;
* Oracle RAC;
* Oracle ITC;
gee
Rank: Estagiário Sênior
Rank: Estagiário Sênior
Geraldo Viana Jr
Oracle SQL - PL/SQL Developer
Oracle Developer Application

Oracle Asm : Oracle Automatic Storage Management ou Gereneciamento Automático de armazenamento Oracle
que se trata de um complemento iniciado no Oracle versão 10g R1 criado para o auxílio do gerenciamento datafiles, controlfiles e logfiles, permitindo que o DBA possa administra-los utilizando SQL com padrão Oracle.

Oracle RAC : Oracle Real Application Cluster - Iniciou no Oracle 9i
Basicamente permite vários computadores rodares RDBMS simultaneamente.

Oracle ITC : Até onde eu sei trata-se de uma empresa indiana que fornece um ERP utilizado mundialmente em grandes empresas e que tem algum tipo de parceria com a Oracle(mas aconselho á pesquisar melhor sobre o assunto)
adrianoturbo
Moderador
Moderador
Adriano Alves
---Para cada problema dificil existe uma solução simples.----

Não vai demorar muito para popularizarem mais uma sigla: o DMA (Database Machine Administrator ) para administrar Exadata que na verdade teria que ter como pré-requisitos(95% do Exadata):conhecimentos de Oracle Database, ASM e RAC.
Responder
  • Informação