[Dica] - Origem PL/SQL e a necessidade de PADRONIZAÇÃO

Dúvidas, dicas e truques de PL/SQL. Aqui também vão assuntos relacionados a pacotes, triggers, funções, Java-Stored Procedures, etc
Responder
Renato Menezes Viana
Rank: Analista Pleno
Rank: Analista Pleno
Mensagens: 128
Registrado em: Sáb, 18 Nov 2006 11:51 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Padronização:

Em 1959, foi tomada a decisão de criar uma fonte de linguagem apropriada para dados comerciais, em uma reunião no Pentágono em Washington, DC.
O propósito da reunião era discutir a necessidade de uma linguagem geral, direcionada para serviços dentro de dados comerciais, e a possibilidade de criar desta maneira uma linguagem. Como resultado uma comissão foi nomeada com o nome de CODASYL (Conference On Data System Languages).
Embora o COBOL tenha sido desenvolvido e mantido pela CODASYL, ele foi também estabelecido como uma Linguagem Padrão pelo Instituto Americano de Padrões Nacionais (ANSI).
A linguagem COBOL é também padrão ISO (International Organization for Standardization) e desde 2002 possui perfeita adequação na orientação a objetos.

A origem do COBOL, no final, aconteceu simplesmente por uma condição de Segurança Nacional (sistemas de RH e Administrativos da Marinha não podiam ser transportados e/ou manter com segurança um intercâmbio de dados com as demais Forças Armadas e vice-versa) - FALTA DE PADRÃO.

Ada é uma linguagem de programação de alto nível, imperativa, tipicamente compilada (embora haja interpretadores) e baseada em Pascal, que foi criada através de um concurso realizado pelo DoD (U. S. Departament of Defense) sendo o principal projetista o francês Jean Ichbiah. Tal concurso foi realizado para por ordem na situação em que o DoD se encontrava pois eles em 1974 usavam cerca de 450 linguagens ou dialetos de programação e não havia uma linguagem adequada. A linguagem foi primeiramente padronizada em 1983 pelo ANSI e em 1985 pela ISO (Organização Internacional de Padronização) e em 1995 a ISO padronizou uma versão melhorada conhecida como Ada 95. Ada 95 foi a primeira linguagem de programação orientada ao objeto padronizada internacionalmente. O nome Ada é homenagem a condessa de Lovelace, Augusta Ada Byron, filha de Lord Byron e que trabalhou com Charles Babage sendo considerada a primeira programadora de computadores da Hístoria. Veja que o correto é Ada e não ADA.

Observe que a falta de padrão obrigou, mais uma vez, um Departamento de Defesa tomar medidas de PADRONIZAÇÃO.

A linguagem PL/SQL foi desenvolvida pela Oracle em 1991 sendo sua versão 1.0 somente lançada em 1992 como uma extensão opcional do, até então atual, Oracle 6. Baseada em Ada (uma variante de Pascal que foi usada pelo Departamento de Defesa Americano), PL/SQL é procedural e estende SQL. A principal idéia da Oracle em torno desta linguagem era trazer características robustas das linguagens estruturadas tais como tratamento de exceções, laços, coleções e resolução de eventos (denominados gatilhos) para o ambiente de desenvolvimento em bancos de dados.
A linguagem fez sucesso e já na sua segunda versão, eram permitidas o uso de stored procedures, functions, packages, tipos definidos pelo usuário, PL/SQL tables, além de várias extensões de pacotes incluindo DBMS_OUTPUT e DBMS_PIPE. A união de SQL com o PL/SQL da Oracle proveu aos desenvolvedores, um amplo poder sobre os dados, pois integra a fácil manipulação e definição de SQL com o alto poder de processamento de PL/SQL. A partir daí, as principais ferramentas de gerenciamento de bancos de dados passaram a disponibilizar uma linguagem procedural própria para o processamento interno de dados.

Não resta dúvida que existem linguagens padronizadas para programação comercial e para manipulação de dados e para outros padrões, e assim, ouso afirmar que "cada macaco no seu galho", uma linguagem apropriada para cada camada de um sistema comercial, científico, médico, e para outras especialidades.

Abs,

Renato Viana

Fontes:
http://www.cadcobol.com/histor_1.htm
http://blog.segr.com.br/linguagem-de-programacao-ada/
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
Marcelo Victor Carneiro Pereira (mvcp@cin.ufpe.br)
Valéria Cesário Times (vct@cin.ufpe.br)
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 16 visitantes