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Oracle chama IBM para a briga, MySQL terá mais investimentos

Enviado: Ter, 13 Out 2009 8:02 am
por dr_gori
Ricardo Bicalho está em San Francisco, para a cobertura da Oracle OpenWorld 2009, a convite da Oracle

Ontem acompanhei a palestra de Larry Ellison, CEO da Oracle. O primeiro ponto interessante da apresentação de ontem foi a guerra declarada a IBM que não aceitou nada bem a rasteira levada pela Oracle na disputa pela compra da Sun. O interesse é que a Sun é uma daquelas empresas que cria e inova na área tecnológica, mas não conseguiu criar a ponte para realmente lucrar com isso.

A IBM tinha um enorme interesse na empresa e estavam em negociações avançadas quando houve uma disputa por alguns caraminguás por ação. A Oracle ofereceu os tais centavos que resultou em 7 bilhões de dólares e levou a empresa, furando o olho da big blue.

Depois disso, a IBM começou uma guerra de FUD, que os leitores bem conhecem: Fear, Uncertainty, Doubt, ou seja, medo, incerteza e dúvida.

Essa foi a impressão deixada pelo keynote speech do Scott McNealy (ex-CEO da Sun) e Larry Ellison, CEO da Oracle. Chamou pra briga mesmo e colocaram dinheiro nisso.

Foi feito um convite a todos para experimentar equipamentos da Sun com produtos Oracle e se o resultado dos benchmarks não for o dobro ou melhor, pagam 10 milhões de dólares.

Outro fato que chamou a atenção: a Microsoft não está sendo considerada nem mesmo um concorrente direto dos produtos-chefe da empresa e sim a IBM.

O MySQL receberá mais investimentos do que os feitos pela Sun para competir com o SQL Server e até ganhar algum dinheiro com isso ao longo do caminho. O povo do software livre pode respirar aliviado, mas não há como prever até onde vai a boca livre.

A Apple também foi citada como exemplo de integração entre software e hardware e esse é um dos objetivos da empresa: fazer algo semelhante para o mundo corporativo.

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Enviado: Qui, 15 Out 2009 2:39 pm
por adrianoturbo
A tendência é a Oracle transformar o MYSQL num banco de baixo custo,agora querer competir com SQLSERVER já seria ambição demais e essa ambição se tornaria realidade se a Oracle colocar grana na parada,caso o contrário é melhor deixar o MYSQL para que a comunidade OPEN SOURCE continue implementando e fazendo bom uso do banco.
Quanto a "briga" entre Oracle e IBM vamos aguardar os próximos capítulos e ver quem realmente tem mais garrafa vazia para vender .

Enviado: Qui, 22 Out 2009 1:23 pm
por Diego_Mello
"Oracle: não venderemos a divisão de Hardware e o Middleware é Rei

Foi a mensagem enfática da empresa, como uma resposta ao que a IBM disse, que o negócio de hardware seria desfeito. Isso foi dito tantas vezes que brincamos assim: ok, já sabemos que você não irão vender a divisão de hardware, que mais?

E os que desejam a venda do MySQL, também podem tirar o cavalo da chuva. A Oracle quer tudo e tem um plano para isso. E o grande foco é o middleware, a cola entre as diversas camadas de aplicativos. O que de certa forma foi uma surpresa para mim, já que ainda tenho aquela imagem “da empresa de banco de dados”.

Mas fornecer apenas o conjunto de ferramentas para que se possa construir em cima não é o único objetivo da empresa. O Oracle Fusion Applications é uma arquitetura modular semelhante ao SAP, baseado em padrões e linguagens comuns, como o Java.

O lançamento está previsto para 2010 e essa demora, fala-se do produto desde 2007, deve-se provavelmente a característica dos clientes da empresa. Não se pode errar e depois corrigir ao longo de vários anos. Um cliente corporativo não vai arriscar ter os negócios parados por causa de falhas de software.

E é o que muitos de nós reclamamos da indústria de software: é preferível deixar o software amadurecer antes de lançá-lo incompleto, instável e congelar setores inteiros de uma empresa. O release early & often só funciona para certos tipos de projeto como o e-mail usado pela vovó.

A Oracle notou que o mercado de banco de dados simplesmente não oferecia mais oportunidades de crescimento que alavancaram a empresa desde os anos 90. Nenhum executivo confirmou isso, mas tudo leva a crer que os rumos da empresa mudaram para vender soluções, suítes. E apesar de concorrerem com a IBM no hardware, são parceiros nessa área, já que são fabricantes de software e não prestadores de serviço."

Fonte: Meio Bit