Olá a todos,
Preciso dos ensinamentos do fórum.
Tenho uma coluna em um cadastro, e desejo que ela venha a receber sempre o próximo valor possível.
Se o código utilizado anteriormente foi o 7, desejo que este NOVO registro seja o 8.
Então quando um novo registro for criado, desejo que um "SELECT nvl(max(cod_imovel),0) + 1 codigo" seja executado e atribua o valor para esta coluna.
De certa forma consegui fazer isto, consegui atribuir o valor para a coluna, alterando a propriedade "SOURCE TYPE" para "PL/SQL Expression or function" e adicionando o meu select, porém quando vou salvar o registro, recebo uma mensagem dizendo que esta coluna esta com valor NULO.
Se alguém souber, agradeço muito.
Desde já obrigado
Campo com valor default.
- stcoutinho
- Moderador
Jefferson,
Lendo o seu texto descritivo, você parece estar descrevendo para mim o papel de uma SEQUENCE.
Por que você não cria uma sequence para substituir este SELECT MAX?
Você também poderia criar uma TRIGGER de BEFORE INSERT, que utilizaria a informação armazenada nesta variável (PL/SQL function) para inserir na base de dados.
Acho que se você criar como exemplo uma tabela (com PK) , com uma sequence, e criar uma aplicação DEMO no APEX cuja página seria um RELATORIO+FORMULARIO encima desta tabela. Você poderia então consultar o código gerado pela sua aplicação APEX e reproduzir em seu sistema que está desenvolvendo.
Abraços,
Sergio Coutinho
Lendo o seu texto descritivo, você parece estar descrevendo para mim o papel de uma SEQUENCE.
Por que você não cria uma sequence para substituir este SELECT MAX?
Você também poderia criar uma TRIGGER de BEFORE INSERT, que utilizaria a informação armazenada nesta variável (PL/SQL function) para inserir na base de dados.
Acho que se você criar como exemplo uma tabela (com PK) , com uma sequence, e criar uma aplicação DEMO no APEX cuja página seria um RELATORIO+FORMULARIO encima desta tabela. Você poderia então consultar o código gerado pela sua aplicação APEX e reproduzir em seu sistema que está desenvolvendo.
Abraços,
Sergio Coutinho
-
- Rank: Estagiário Pleno
Jeferson Romanini
Oracle Developer
Oracle Developer
Obrigado Sergio,
Sim, poderia usar uma sequence junto com uma trigger, mas queria deixar livre para o usuário colocar um código qualquer.
Mas de qualquer forma obrigado.
Abraço
Sim, poderia usar uma sequence junto com uma trigger, mas queria deixar livre para o usuário colocar um código qualquer.
Mas de qualquer forma obrigado.
Abraço
-
- Informação
-