Problema com Menu

Dicas do Oracle Forms Builder - Blocos, Itens, LOV, Canvas, Triggers, comandos, PLL, d2kwutil, FMB, Alert, menus, etc
Responder
LC_JK
Rank: Programador Sênior
Rank: Programador Sênior
Mensagens: 46
Registrado em: Ter, 24 Ago 2004 2:02 pm
Localização: São Paulo
Contato:

Gostaria de saber se tem como eu esconder o canvas do meu Form que chama um menu.

Eu criei um FORM que chama o meu menu .MMX , e nesse meu FORM ele tem um canvas, já tentei deletar, esconder, mas qdu eu executo pelo runtime ele continua lá... tive que optar em deixar o meu canvas maximizado.

Essa é a melhor forma de fazer um menu?! Caso realmente essa forma q estou fazendo seja a melhor ou única alternativa, como que faço para q o meu canvas do FORM não apareça?!

:lol:
Avatar do usuário
dr_gori
Moderador
Moderador
Mensagens: 5024
Registrado em: Seg, 03 Mai 2004 3:08 pm
Localização: Portland, OR USA
Contato:
Thomas F. G

Você já respondeu a dúvida de alguém hoje?
https://glufke.net/oracle/search.php?search_id=unanswered

Olá LC_JK

Pelo que eu entendi, o menu MMX que vai ser o menu que chama os formulários da sua aplicação certo?

Bem... O que eu tenho visto por aí é o seguinte: O Menu MMX tem apenas as funções básicas de navegação, help, etc... E um formulário (no caso, esse que você quer "esconder"), seria o menu principal do seu sistema.

Normalmente se usa até uma árvore (hierarchical tree) nesse formulário para construir o menu principal, pois fica de uma forma bem organizada e fácil de fazer a manutenção. Os formulários chamados, no caso, ficariam dentro dessa janela MDI.
LC_JK
Rank: Programador Sênior
Rank: Programador Sênior
Mensagens: 46
Registrado em: Ter, 24 Ago 2004 2:02 pm
Localização: São Paulo
Contato:

Bom... deixe eu ver se consigo explicar melhor.
Na verdade, eu criei o meu menu .MMX e também criei um form .FMX só para chamar o meu menu .MMX.
No meu form . FMX nas propriedades do módulo(Menu Module) eu chamei o meu menu .MMX, portanto, esse FORM esta apenas servindo para chamar o meu menu. Só q como eu tive q criar esse FORM, qdu eu executo para q ele chame o MENU, ele tbém abre um canvas||window automaticamente. então eu gostaria de saber se tem como eu esconder isso.
Avatar do usuário
dr_gori
Moderador
Moderador
Mensagens: 5024
Registrado em: Seg, 03 Mai 2004 3:08 pm
Localização: Portland, OR USA
Contato:
Thomas F. G

Você já respondeu a dúvida de alguém hoje?
https://glufke.net/oracle/search.php?search_id=unanswered

Ok, entendi sim... É sobre isso que eu falei antes... Você quer que esse menu seja o menu PRINCIPAL da sua aplicação, certo? (ou seja, você quer chamar os outros formulários do seu sistema atravéz desse menu)... Por isso quer que o canvas não apareça.

Essa não é uma prática muito boa, pois imagine que você precise incluir um novo formulário no seu menu: vai ter que editar o MMX cada vez que isso ocorre! Outra coisa é a questão das permissões! Com esse tipo de menu, você não consegue controlar o que cada usuário vai ter no seu menu... (Imagine que o digitador vai ter as mesmas opções de menu que o gerente... Nada bom.)

Por isso, eu disse que o ideal desses MMX é ser usados apenas para fins de navegação de blocos, filtros, etc... (crie um formulário para gerenciar seu menu que você terá sucesso! De preferencia, usando árvores.)

Pequeno exemplo de Menu dinâmico usando tree: (observe que os menus MMX servem apenas para navegação... etc)
Imagem
LC_JK
Rank: Programador Sênior
Rank: Programador Sênior
Mensagens: 46
Registrado em: Ter, 24 Ago 2004 2:02 pm
Localização: São Paulo
Contato:

você tem algum exemplo onde eu possa vê como q eu faço esse menu hierárquico?!
edson.amorim
Rank: Analista Sênior
Rank: Analista Sênior
Mensagens: 135
Registrado em: Qui, 04 Out 2007 3:36 pm
Localização: Belo Horizonte - MG

Caro(a) colega,

Gostaria muito de saber como é que consigo esta barra de ferramentas!! você tem este modelo e poderia disponibilizar? Meu email se for o caso, é: edson.amorim@oi.com.br

Atenciosamente,

Edson
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes