Form para Coletor

Dicas do Oracle Forms Builder - Blocos, Itens, LOV, Canvas, Triggers, comandos, PLL, d2kwutil, FMB, Alert, menus, etc
Responder
zeguedel
Rank: Estagiário Pleno
Rank: Estagiário Pleno
Mensagens: 4
Registrado em: Seg, 04 Ago 2008 7:57 am
Localização: SBC - SP

Bom dia

Sou DBA e me foi atribuida uma tarefa um pouco complicada para mim. Preciso desenvolver um form (apenas de apresentação) onde eu consiga ler um código de barras (através de um coletor) e o mesmo seja mostrado na tela.

Sei que isso é tarefa de um desenvolvedor, mas a tarefa foi dada a mim e como é apenas um teste eu farei e quando for para ser feito em produção ai sim contrataremos um profissional de forms.

Gostaria de saber onde posso encontrar alguma apostila para iniciante ou ainda um repositório de scripts para me auxiliar nesta tarefa.
Avatar do usuário
dr_gori
Moderador
Moderador
Mensagens: 5024
Registrado em: Seg, 03 Mai 2004 3:08 pm
Localização: Portland, OR USA
Contato:
Thomas F. G

Você já respondeu a dúvida de alguém hoje?
https://glufke.net/oracle/search.php?search_id=unanswered

Não sei se isso é mesmo tarefa de desenvolvedor. Veja só:
* O form deve rodar em modo caracter ?

Se é isso, infelizmente não sei como se faz. Acho que tem que solicitar p/ a ORACLE algum programa que converte o form p/ modo caracter e tem que ter alguma tecnologia que rode o form no shell, ou coisa assim... Fazer o form é o de menos, o problema é rodar ele em modo caracter.

Na empresa que trabalhamos, foi feito uma série de tentativas, e optaram por fazer os coletores em PRO*C e os mais novos estão em JAVA.

:-(
Eduardo Buarque
Rank: Estagiário Pleno
Rank: Estagiário Pleno
Mensagens: 3
Registrado em: Sex, 04 Jul 2008 8:49 am
Localização: São Paulo - SP

Veja bem, existem soluções e soluções... por exemplo: já desenvolvi alguns forms para coletor, mas usando uma estrutura de apoio. Os forms em si não tinham nada diferente a não ser dimensioná-los de acordo com a tela do coletor, mas eles rodavam em um servidor de TS que era acessado pelo coletor (bastando configurá-lo para acessar a rede wireless).
Esta solução está em funcionamento hoje em vários clientes de forma bem-sucedida.
Se tiver dúvidas, pode postar que conversamos.
Avatar do usuário
dr_gori
Moderador
Moderador
Mensagens: 5024
Registrado em: Seg, 03 Mai 2004 3:08 pm
Localização: Portland, OR USA
Contato:
Thomas F. G

Você já respondeu a dúvida de alguém hoje?
https://glufke.net/oracle/search.php?search_id=unanswered

Olá Eduardo Buarque

Gostaria de saber o que é necessário, pois eu "lutei" muito na minha outra empresa p/ que os coletores fossem feitos em FORMS e acabaram optando por essas outras tecnologias.

Na realidade, ninguém sabia muito bem o que fazer lá pra ter o forms rodando em modo caracter.

Alguns diziam que era necessário instalar o forms RUNTIME em cada coletor, daí ficava meio "inviável", pois o ideal era que rodasse via SSH ou TELNET.

Pode nos dar uma luz ?
Eduardo Buarque
Rank: Estagiário Pleno
Rank: Estagiário Pleno
Mensagens: 3
Registrado em: Sex, 04 Jul 2008 8:49 am
Localização: São Paulo - SP

Como eu disse, nossa opção foi utilizar o TS para que o coletor apenas sirvar para exibir o form e permitir que o usuário interaja com o sistema, seja lendo códigos de barras, seja escolhendo opções das aplicações.
No lado do desenvolvimento, procuramos facilitar ao máximo o trabalho do usuário estudando o fluxo do programa a fim de simplificar as coisas. Nisso não houve nada de diferente - apenas a questão da resolução do coletor que exige testes para dimensionar a tela e adequar o programa ao layout definido.
- O restante é simples: um compartilhamento para o servidor de arquivos, onde estão todas as aplicações (convencional ou coletor);
- Um Servidor TS com o atalho na área de trabalho do(s) form(s) que desejamos executar e naturalmente o client oracle instalado;
- Um coletor com um atalho para um software de acesso, no estilo "Configuração de Área de trabalho remota" do windows.
Quando ligamos o coletor, ativamos a conexão remota que cai numa sessão do TS. Lá teremos os atalhos para os forms desejados (o ideal é criar um form de menu que execute os forms desejados).
O resto é igual e a maior parte da "digitação" do usuário deve ser substitída por leitura de código de barras para facilitar.
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 11 visitantes