Lock de tabela

Dicas do Oracle Forms Builder - Blocos, Itens, LOV, Canvas, Triggers, comandos, PLL, d2kwutil, FMB, Alert, menus, etc
Responder
rodfbar
Rank: DBA Pleno
Rank: DBA Pleno
Mensagens: 241
Registrado em: Ter, 09 Out 2007 11:15 am
Localização: Batatais - SP

bom dia galera....

estou enrentando um probleminha e preciso da ajuda de voces... tenho um programa de cadastro gigantesco, feito no forms 6i.
Este cadastro possibilita ao usuario ficar navegando entre os registros mestrees, etalhes, detalhes dos detalhes, enfim... Para tornar possivel esta navegação tive que em alguns pontos dar o comando "post", para não dar aquela mensagem do forms se deseja salvar... e dexei o commit para o final, para realmente só inserir no momento que ele clicar no botão incluir....

bom iria funcionar maravilha se não fosse pelo problema de que como o cadastro é muito grande, no momento que eu disparo o comando "post' ele reserva (loca) a tabela todinha, e todas as tabelas que fazem referencia (FK), intao sempre que uma pessoa esta fazendo um cadastro as demais tem que esperar ela terminar para poder usar a aplicação...

alguém sabe se no forms tem alguma propriedade que permite q eu trabalhe sem dar esse lock na tabela? ou algum comando parecido com o "post" que não da este problema...

obrigado..
abrçs
jucruzjc
Rank: Programador Sênior
Rank: Programador Sênior
Mensagens: 57
Registrado em: Qui, 11 Jan 2007 10:26 am
Localização: Santa Bárbaba d'Oeste
--
Juliana Cr. Cruz
Analista Desenvolvedor Oracle

Oi rodfbar!

Será que se você colocar esse comando no "post-query" não funciona? :?:

Selecionar tudo

-- para que o forms não peça para salvar depois de feita uma pesquisa;
SET_RECORD_PROPERTY(GET_BLOCK_PROPERTY('bloco',CURRENT_RECORD),'bloco',STATUS,QUERY_STATUS);
Ou então... para o registro não ficar locado... coloque "null;" na trigger de bloco ON-LOCK....

Não sei se te ajuda isso.... mas... :wink:

beijos... até mais!
rodfbar
Rank: DBA Pleno
Rank: DBA Pleno
Mensagens: 241
Registrado em: Ter, 09 Out 2007 11:15 am
Localização: Batatais - SP

obrigado pela atenção juliana...

realmente estou passando aperto com esta aplicação... já tentei fazer de tudo com ela... até mesmo em relação as dicas que você me deu, já havia tentado programas a on-lock, mudar o status dos records... o pior de tudo é que alem desses problemas a aplicação ainda faz varios inserts em algumas situações... enfim...

a melhor coisa a fazer é tentar não centralizar tudo em uma unica aplicação... senão acaba dando nisso mesmo....

mais uma vez obrigado...
abraços
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes