Foco num bloco tabular

Dicas do Oracle Forms Builder - Blocos, Itens, LOV, Canvas, Triggers, comandos, PLL, d2kwutil, FMB, Alert, menus, etc
Responder
Avatar do usuário
Spectreman
Rank: Programador Sênior
Rank: Programador Sênior
Mensagens: 48
Registrado em: Ter, 29 Mar 2005 4:56 pm
Localização: Tóquio
DOMINANTES, ÀS ORDENS!

Saudações!
Estou com o seguinte problema: tenho um bloco tabular (configurado para exibir 6 registros) com três itens. Um deles não está vinculado ao banco e está configurado para exibir apenas um registro (é um bloco simples para consulta).
Quando o bloco é chamado, frequentemente ocorre do foco ficar "preso" em algum lugar e fica impossível mudar o foco de um item para o outro clicando com o mouse. Quando isto acontece fica impossível também selecionar o registro que eu quero usando o mouse, já que uma vez posicionado num determinado registro fica impossível mudar com o mouse, apenas usando as setas de direção do teclado.
É um erro diferente, porque nem sempre acontece; mas gostaria de resolvê-lo de uma vez por todas.
Se alguém puder me ajudar agradeço!

[]'s

Spectreman
Avatar do usuário
dr_gori
Moderador
Moderador
Mensagens: 5024
Registrado em: Seg, 03 Mai 2004 3:08 pm
Localização: Portland, OR USA
Contato:
Thomas F. G

Você já respondeu a dúvida de alguém hoje?
https://glufke.net/oracle/search.php?search_id=unanswered

É muito simples, meu INIMIGO!!!

Provavelmente, a propriedade REQUIRED desse item está para YES. Ou seja, o cursor fica preso nesse item até que você coloque algo nele.

Existe uma propriedade do FORMS que eu gosto, chamada DEFER REQUIRED ENFORCEMENT. Quando ela está setada para YES, você pode navegar livremente entre os campos -> mesmo eles estando REQUIRED. Caso você deixou algum em branco, você não conseguirá sair daquele registro. (eu gosto dessa propriedade, pois deixa o usuário livre pra navegar entre os campos do registro)
Avatar do usuário
Spectreman
Rank: Programador Sênior
Rank: Programador Sênior
Mensagens: 48
Registrado em: Ter, 29 Mar 2005 4:56 pm
Localização: Tóquio
DOMINANTES, ÀS ORDENS!

Mas a propriedade REQUIRED do item está No.
O erro não é sempre que acontece. Se eu executar o form agora ele pode funcionar perfeitamente - navego de um item para outro, retorno ao form que o chamou e volto sem problemas - mas aí de repente... tudo trava!!!... e eu fico sem saber o que fazer para encontrar solução.
Por ex.:
Chamo o bloco2 a partir do bloco1. No gatilho WHEN-BUTTON-PRESSED de um botão X Faço assim:

Selecionar tudo

go_block('bloco2');
Depois, estando no bloco2 retorno ao bloco1. No gatilho WHEN-BUTTON-PRESSED de um botão Y Faço assim:

Selecionar tudo

go_block('bloco1');
Executando estes comandos consigo ir de um bloco para outro e navegar em seus itens sem problemas. De uma hora pra outra este "navegar em seus itens sem problemas" passa a ter diversos problemas, que é ficar preso num item.

Será que é alguma configuração que deva ser feita ou pode ser um bug?
Zida
Rank: Programador Sênior
Rank: Programador Sênior
Mensagens: 53
Registrado em: Ter, 08 Jun 2004 2:59 pm
Localização: Toledo - PR

Muitas vezes qd este tipo de erro ocorre aqui, resolvemos compilando o fonte com CTRL+SHIFT+K, e depois CTRL+T ...

Isso geralmente ocorre em programas grandes em KB, por exemplo, 2MB ou mais ...

Qd ocorrer o problema, se você for no gatilho desse botao e apenas apertar enter, inserindo uma nova lniha e compilar o programa tb volta a funcionar.
Avatar do usuário
Toad
Rank: DBA Pleno
Rank: DBA Pleno
Mensagens: 253
Registrado em: Sex, 18 Nov 2005 2:14 pm
Localização: Seattle, WA
Contato:
Matheus Gonçalves
matheus.dev
twitter.com/developer__c

Esse problema acontece comigo às vezes quando, após uma queda de energia, o Forms se perde.
Sempre funciona comigo compilar com o CTRL+SHIFT+K
Deu certo pra você, Spectreman?
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes