Oracle Forms 11g

Dicas do Oracle Forms Builder - Blocos, Itens, LOV, Canvas, Triggers, comandos, PLL, d2kwutil, FMB, Alert, menus, etc
Responder
David FBS Sistemas
Rank: Programador Júnior
Rank: Programador Júnior
Mensagens: 17
Registrado em: Seg, 09 Mai 2011 12:30 pm
Localização: Catanduva / SP
___________________________________________________
David Guilherme
Diretor de TI
FBS Sistemas do Brasil
www.fbssistemas.com.br
david@fbssistemas.com.br

Pessoal, alguém instalou o Oracle Forms 11G no Windows já? Estou tentanto instalar e confesso que estou apanhando igual criança rsrsrs. Fui instalar e o Oracle me pediu para instalar primeiramente o web-logic, fui lá e instalei o web-logic e configurei ele, até ai tudo bem! Depois que tento instalar novamente o Forms 11G (midllaware) ele da um erro na etapa quatro dizendo que o host do midllaware está inválido e não consigo sair da tela, já tentei vários caminhos e nada. Se alguém tiver conhecimento na instalação por favor me ajudem.

segue meu e-mail: david arroba fbssistemas.com.br

Obrigado
David
Avatar do usuário
stcoutinho
Moderador
Moderador
Mensagens: 850
Registrado em: Qua, 11 Mai 2011 5:15 pm
Localização: são Paulo - SP

David,

Não seria melhor você informar exatamente a mensagem de erro (código) que aparece na sua instalação, bem como os respectivos releases dos softwares que você está instalando (ex: weblogic)?

Um outro ponto: você precisa instalar exatamente o weblogic? Ou poderia por exemplo usar o Oracle IAS?

Abraços,

Sergio
ballboas
Rank: Analista Júnior
Rank: Analista Júnior
Mensagens: 98
Registrado em: Qui, 02 Ago 2007 3:06 pm
Localização: sp
Érico Balboa

A pergunta mais cretina é aquela que não é feita

Tenho a mesma dúvida e estou parado no mesmo ponto.
ballboas
Rank: Analista Júnior
Rank: Analista Júnior
Mensagens: 98
Registrado em: Qui, 02 Ago 2007 3:06 pm
Localização: sp
Érico Balboa

A pergunta mais cretina é aquela que não é feita

Salve galera do fórum,

Ainda estou na tentaiva de instalar o forms 11g.

Meu ambiente é o seguinte, tenho uma máquina virtual pelo VirtualBox (https://www.virtualbox.org/) e nela está instalada o Windows Server 2008, nesta máquina está o meu banco (Oracle 11g) por onde acesso através da minha máquina física (Windows 7 Professional 64 bits) sem problema algum.

Pensei em instalar o Forms nesta mesma máquina virtual, instalei o Weblogic generic (q é a versão para 64 bits), configurei, não sei se certo e aparentemente instalou sem maiores problemas. Agora vamos ao Forms, comecei a instalação, passei pelo host que foi onde o "David FBS Sistemas" parou, ele foi até o fim. Ao final do processo ele começa umas configurações automáticas e foi ai q ele começou a retornar uma série de falhas ao configurar, creio eu, os ambientes no weblogic para forms, reports e discoverer. Enfim, conclui a instalação, mas não a configuração.

quando tento abrir o forms ele me retorna um erro e não abre.
FRM-91135: fatal error:message file
C:\Oracle\Middleware\as_1\forms\mesg\fmcptb.msb not found
Alguém tem algum passo a passo, ou possa me dar alguma luz sobre isso??

Desde já agradeço.
ballboas
Rank: Analista Júnior
Rank: Analista Júnior
Mensagens: 98
Registrado em: Qui, 02 Ago 2007 3:06 pm
Localização: sp
Érico Balboa

A pergunta mais cretina é aquela que não é feita

Bom, só para complementar, achei esta discussão https://forums.oracle.com/forums/thread ... ID=2259587 e o sujeito propõe um passo a passo mais detalhado, vou tentar fazer e posto aqui os resultados.

Mas de qualquer forma, toda ajuda é bem-vinda.
Avatar do usuário
stcoutinho
Moderador
Moderador
Mensagens: 850
Registrado em: Qua, 11 Mai 2011 5:15 pm
Localização: são Paulo - SP

balboa,


Segundo a nota 1320643.1 (91135 error when opening Forms Builder in 11g) do METALINK,
este erro ocorre por que o arquivo fmcus.msb está situado no diretório "\forms", e não no "\forms\mesg\".
Segundo a nota, não existe nenhum sub directory "mesg" embaixo de "\forms".

Entre as ações corretivas que a nota recomenda, se encontram os passos descritos a seguir:

Selecionar tudo

1. Certifique-se que as variáveis de ambiente ORACLE_HOME, ORACLE_INSTANCE, FORMS, FORMS_BUILDER_CLASSPATH estão devidamente configuradas e apontando para diretórios válidos;

2. Se você instalou o Forms 11g sem qualquer configuração, então deve iniciar o "configuration wizzard". Depois da instalação ser completada, você deve configurar os componentes. Isso é feito em separado por uma ferramenta de configuração.

No MS-WINDOWS, execute: ORACLE_HOME\bin\config.bat

NOTA: Certifique-se que os instaladores do Oracle Portal, Forms, Reports ou Discoverer não estejam em execução, pois a configuração e o instalador não podem ser executados em paralelo.

Para maiores informações, consulte

Oracle FMW Installation Guide for Oracle Portal, Forms, Reports and Discoverer 11gR1 (11.1.1.x.x)
Chapter 2.8.6 Installation Instructions - "Install Only" Install Type
http://download.oracle.com/docs/cd/E15523_01/install.1111/e10421/install.htm#CHDIHAEJ

3. Existe também a possibilidade do HOSTNAME estar malformado ou invalido, como no exemplo abaixo:
Exemplo: "hot-it.adma_nt_domain.opco.ho"
Nota: De acordo com o padrão RFC-952, o hostname não pode conter o caractere "_"
      O padrão para nomes de host seriam:
       - String de texto até 24 caracteres;
       - Caracteres permitidos:
              alfabetico (A-Z), 
              digito (0-9), 
              menos (-), 
              pont (.)
Boa sorte em sua instalação.

Sergio Coutinho
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 11 visitantes