W7 64bits x Forms 32bits

Dicas do Oracle Forms Builder - Blocos, Itens, LOV, Canvas, Triggers, comandos, PLL, d2kwutil, FMB, Alert, menus, etc
Responder
Avatar do usuário
tiago_pimenta
Rank: DBA Júnior
Rank: DBA Júnior
Mensagens: 213
Registrado em: Qua, 29 Jun 2011 9:49 am
Localização: Barretos / SP

Pessoal, boa tarde.

Estou com o seguinte problema aqui no meu trabalho. Trocamos nossas maquinas e nela instalamos o W7 Professional SP1 64bits com o Forms/Reports 10.1.2.0.2 32bits.

Quando vamos abrir ou usar o forms, ele dá o erro abaixo.

Imagem

Estou criando uma VM com W7 32bits e vou instalar novamente o Forms 32bits para vê se o problema é no W7 64bits. Alguém já passou por isso ? Estou dando uma googlada para vê se acho em algum fórum gringo mas se alguém já passou por isso e puder nós ajuda, eu agradeço.

Att.

Tiago Pimenta
Avatar do usuário
stcoutinho
Moderador
Moderador
Mensagens: 850
Registrado em: Qua, 11 Mai 2011 5:15 pm
Localização: são Paulo - SP

Olá tiago_pimenta,

Eu consultei o metalink sobre este tema, e a nota "Forms / Reports Builder Certification on MS Windows 7 [ID 1112213.1]" diz o seguinte:

Selecionar tudo

Certification of Oracle Developer Suite 10g (10.1.2) has now (Feb 2011) been completed for Windows 7 with version 10.1.2.3.
Presently the certification is for Windows 7 32-bit only. (See the Certification Guide link above to confirm 32-bit/64-bit certifications).
A nota abaixo (METALINK) explica a instalação do FORMS no WINDOWS 7 32 bits:

Certification of Oracle Developer Suite 10g (10.1.2) on Windows 7 (32-bit) [ID 1292919.1]

Esta nota também apresenta um alerta:

Selecionar tudo

Important:
The information and patches herein apply to Microsoft Windows 7 32-bit only. This does not include Windows Vista or Microsoft Windows 7 64-bit. These are not planned certifications. See the Certification Guide link above to confirm the single source of truth for 32-bit and/or 64-bit certifications. 
Talvez exista alguma "gambiarra" para o produto funcionar no WINDOWS 7 64 bits, mas mesmo assim, você estaria com uma configuração não recomendada ou suportada pela ORACLE.

Se for para estudos, eu diria até que é uma situação passável. Mas se é para trabalho, eu diria que seria arriscado manter uma plataforma não homologada de desenvolvimento, especialmente por que a ORACLE (mesmo que você tenha contrato de Metalink) não dará suporte para você se alguma coisa der errado ou não funcionar corretamente.

Isso não quer dizer que a ORACLE não irá liberar no futuro alguma versão neste release. Você precisaria ficar consultando o metalink (certificações de produtos) para ver se algum release é liberado.

Pode ser que outros foristas tenham outra opinião/solução sobre este tema.

Abraços,

Sergio Coutinho
Avatar do usuário
stcoutinho
Moderador
Moderador
Mensagens: 850
Registrado em: Qua, 11 Mai 2011 5:15 pm
Localização: são Paulo - SP

TIago,

Consultei um pouco mais sobre o tema.

A) Alguns foruns dizem para instalar o FORMS no WINDOWS 7 no "modo XP" (XP mode). Não encontrei muitos detalhes sobre estes passos, mas talvez este link possa lhe ajudar : https://forums.oracle.com/forums/thread ... ID=2260820

B) Existe a nota oficial do METALINK ORACLE para instalar no WINDOWS 7 (32 bits): Certification of Oracle Developer Suite 10g (10.1.2) on Windows 7 (32-bit) [ID 1292919.1]

C) Existe um forum que não consegui consultar (problemas firewall), onde talvez você consiga achar uma solução: http://oracleformsinfo.wordpress.com/20 ... on-64-bit/

Mesmo conseguindo instalar com sucesso, continua valendo o alerta. Não creio que seria recomendável fazer trabalhos profissionais com uma plataforma de desenvolvimento não homologada e nem suportada pela ORACLE (mesmo com uma conta CSI no METALINK).

Abraços e boa sorte,

Sergio Coutinho
Avatar do usuário
tiago_pimenta
Rank: DBA Júnior
Rank: DBA Júnior
Mensagens: 213
Registrado em: Qua, 29 Jun 2011 9:49 am
Localização: Barretos / SP

Só para constar, rodamos um patch aqui para atualizar o Forms para 10.1.2.3 e o erro parou :-o

STCOUTINHO, obrigado ;)
moferro
Rank: Estagiário Júnior
Rank: Estagiário Júnior
Mensagens: 1
Registrado em: Ter, 18 Jun 2013 4:55 pm

Bom dia Tiago,

Estou com um problema semelhante ao seu, só que com a execução de um Report...cheguei ao seu post pesquisando o que fazer.
A versão do banco que trabalho é 9i e Forms/Reports 6i, atualizado com o patch 18, e com a substituição das dll's nn60.dll e nnb60.dll.
Configurei tambem a compatibilidade dos executaveis pra rodar como Win XP Service Pach 2.

Sem Sucesso.
Por gentileza, se você tiver alguma sugestão, eu agradeço muito.

Mensagem de erro ao Inicializar o Relatório: Reports Background Engine parou de funcionar.
Avatar do usuário
tiago_pimenta
Rank: DBA Júnior
Rank: DBA Júnior
Mensagens: 213
Registrado em: Qua, 29 Jun 2011 9:49 am
Localização: Barretos / SP

moferro, o nosso problema foi resolvido com os seguintes patchs:

Selecionar tudo

p5983622_10123_WINNT
p6880880_101000_MSWIN-x86-64
p7047034_10105_WINNT
Abraços.
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 12 visitantes