Pessoal:
As tabelas ALL_DEPENDENCIES, PUBLIC_DEPENDENCY, ALL_OBJECTS e outras possibilitam a verificação de diversos níveis de dependência.
Acredito que todas elas apenas informam dependência de procedimentos catalogados no BD, ou seja, os da ALL_PROCEDURES.
Pergunto onde estão registrados todas as dependencias dos procedimentos das aplicações ORACLE FORMS?
Aquela árvore de uma aplicação FORMS demonstrando suas dependencias fica armazenada onde no BD ORACLE?
Assim uma aplicação FORMS acessa quais tabelas, quais procedures, quais functions, chama quais outras aplicações FORMS?
Coloquei no lugar errado a pergunta, mas as dependencias acabam também em alguma tabela errada?
Renato Viana
Dependencias PL/SQL e FORMS
-
- Rank: Analista Pleno
- Mensagens: 124
- Registrado em: Sáb, 18 Nov 2006 11:51 am
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- dr_gori
- Moderador
- Mensagens: 5013
- Registrado em: Seg, 03 Mai 2004 3:08 pm
- Localização: Portland, OR USA
- Contato:
Thomas F. G
Você já respondeu a dúvida de alguém hoje?
https://glufke.net/oracle/search.php?search_id=unanswered
Você já respondeu a dúvida de alguém hoje?
https://glufke.net/oracle/search.php?search_id=unanswered
Tópico movido para Oracle Forms.
Bem, não existe uma tabela no Oracle que mostra as dependências do Forms.
Isso é um problemão.
Já vi empresas fazerem um "mutirão" pra fazer essa análise. OU seja, abrir um por um e verificar quais tabelas e outros objetos eram usados.

Bem, não existe uma tabela no Oracle que mostra as dependências do Forms.
Isso é um problemão.
Já vi empresas fazerem um "mutirão" pra fazer essa análise. OU seja, abrir um por um e verificar quais tabelas e outros objetos eram usados.

-
- Rank: Analista Pleno
- Mensagens: 124
- Registrado em: Sáb, 18 Nov 2006 11:51 am
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
Cacilda!
Será que empresas como TRIAD Systems (UNIFY) com aqueles aplicativos de migração FORMS 6 para as versões mais atuais conhecem estas tabelas e formatos secretos do FORMS?
Se sabem não vão falar né?
Continuarei na pesquisa.
Abs
Será que empresas como TRIAD Systems (UNIFY) com aqueles aplicativos de migração FORMS 6 para as versões mais atuais conhecem estas tabelas e formatos secretos do FORMS?
Se sabem não vão falar né?
Continuarei na pesquisa.
Abs
- dr_gori
- Moderador
- Mensagens: 5013
- Registrado em: Seg, 03 Mai 2004 3:08 pm
- Localização: Portland, OR USA
- Contato:
Thomas F. G
Você já respondeu a dúvida de alguém hoje?
https://glufke.net/oracle/search.php?search_id=unanswered
Você já respondeu a dúvida de alguém hoje?
https://glufke.net/oracle/search.php?search_id=unanswered
Bom, você pode tentar fazer o seguinte:
* Exportar o FORMS pra texto
* Tentar encontrar dentro do texto as referencias de tabelas que você precisa.
Isso é possível se você criar uma lista de todos objetos do banco + tabelas + sinonimos + views, etc.
Ai você procura dentro do texto a utilização desses objetos.
É bem manual, mas acho que é mais fácil que abrir um por um e simplesmente OLHAR. (o bom e velho jeito do vovô)
* Exportar o FORMS pra texto
* Tentar encontrar dentro do texto as referencias de tabelas que você precisa.
Isso é possível se você criar uma lista de todos objetos do banco + tabelas + sinonimos + views, etc.
Ai você procura dentro do texto a utilização desses objetos.
É bem manual, mas acho que é mais fácil que abrir um por um e simplesmente OLHAR. (o bom e velho jeito do vovô)
-
- Rank: Analista Pleno
- Mensagens: 124
- Registrado em: Sáb, 18 Nov 2006 11:51 am
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
Gori: no Forms 6 quais os passos no Menu após ter aberto o arquivo.FMB para ter o arquivo texto?
- dr_gori
- Moderador
- Mensagens: 5013
- Registrado em: Seg, 03 Mai 2004 3:08 pm
- Localização: Portland, OR USA
- Contato:
Thomas F. G
Você já respondeu a dúvida de alguém hoje?
https://glufke.net/oracle/search.php?search_id=unanswered
Você já respondeu a dúvida de alguém hoje?
https://glufke.net/oracle/search.php?search_id=unanswered
Vaie MENU file / Convert / Form / Direction Binary-to-Text
Depois basta escolher o arquivo FMB que quer converter e clicar em Convert.
Ele vai gerar um arquivo FMT com o mesmo nome. Este arquivo é Forms em formato TEXTO.

Depois basta escolher o arquivo FMB que quer converter e clicar em Convert.
Ele vai gerar um arquivo FMT com o mesmo nome. Este arquivo é Forms em formato TEXTO.

-
- Rank: Analista Pleno
- Mensagens: 124
- Registrado em: Sáb, 18 Nov 2006 11:51 am
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
Gori:
Com o Forms aberto com o FMB que deseja obter os Objetos em Uso, acredito que a melhor forma seja Menu Arquivo / Administração / Relatório de Lista de Objetos.
Será gerado um arquivo texto com a mesma identificação do seu FMB, assim por exemplo, FONTE001.FMB gera FONTE001.TXT (atenção que sobrepõe o txt gerado sem nenhuma pergunta).
Abs,
Com o Forms aberto com o FMB que deseja obter os Objetos em Uso, acredito que a melhor forma seja Menu Arquivo / Administração / Relatório de Lista de Objetos.
Será gerado um arquivo texto com a mesma identificação do seu FMB, assim por exemplo, FONTE001.FMB gera FONTE001.TXT (atenção que sobrepõe o txt gerado sem nenhuma pergunta).
Abs,
-
- Rank: Analista Pleno
- Mensagens: 124
- Registrado em: Sáb, 18 Nov 2006 11:51 am
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
Inclui imagem corretamente ?

-
- Rank: Analista Pleno
- Mensagens: 124
- Registrado em: Sáb, 18 Nov 2006 11:51 am
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
Gori: anexei o link público do documento Como Garantir Análise de Impacto e Rastreamento:
https://drive.google.com/file/d/0B2rqwI ... sp=sharing
Também vou anexar os arquivos da procedure XREF.sql e do CREATE da XRF_DEPENDENCIES e o CREATE da XRF_OWNERS basta uma coluna OWNER.
Fico no aguardo de um bom local.
Abs,
https://drive.google.com/file/d/0B2rqwI ... sp=sharing
Também vou anexar os arquivos da procedure XREF.sql e do CREATE da XRF_DEPENDENCIES e o CREATE da XRF_OWNERS basta uma coluna OWNER.
Fico no aguardo de um bom local.
Abs,
- Anexos
-
- Glufke.zip
- XREF.sql e CREATE XRF_DEPENDENCIES
- (2.62 KiB) Baixado 525 vezes
-
- Rank: Analista Pleno
- Mensagens: 124
- Registrado em: Sáb, 18 Nov 2006 11:51 am
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
Gori: sabe uma forma de automatizar a tarefa de pegar cada .FMB, abrir, ir no Arquivo / Administração / Relatório de Lista de Objetos, para gerar o correspondente .TXT
Já pensou algo em torno de 400 .FMB e fazer um a um? Tem jeito?
Abs,
Já pensou algo em torno de 400 .FMB e fazer um a um? Tem jeito?
Abs,
- dr_gori
- Moderador
- Mensagens: 5013
- Registrado em: Seg, 03 Mai 2004 3:08 pm
- Localização: Portland, OR USA
- Contato:
Thomas F. G
Você já respondeu a dúvida de alguém hoje?
https://glufke.net/oracle/search.php?search_id=unanswered
Você já respondeu a dúvida de alguém hoje?
https://glufke.net/oracle/search.php?search_id=unanswered
Tenta usar FORMS_DOC=YES na linha de comando!
frmcmp module=myform1.fmb module_type=form logon=no batch=yes forms_doc=yes
-
- Rank: Analista Pleno
- Mensagens: 124
- Registrado em: Sáb, 18 Nov 2006 11:51 am
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
Gori: a sugestão do uso do cmpfmb é muito boa, mas as vezes, como é o meu caso, o ambiente de desenvolvimento é Windows e de execução mesmo é Unix (compilação "verdadeira" ocorre em Unix).
Desta forma os SETs de bibliotecas e conexões de BD as vezes criam um ambiente de desenvolvimento bem específico e neste caso para "documentação" a Geração de Relatório de Lista de Objetos (.txt) deve ser gerada no Windows, onde os fontes (.FMB) preferencialmente são colocados na estação que está confeccionando a "documentação" e respectivas bibliotecas para otimizar o tempo de processamento e garantir o momento da "versão da documentação".
A saída foi automatizar via Excel (SendKey) a execução do Forms Builder (time 5 segundos para cada geração).
Anexei a planilha Excel com a Macro responsável pelo processo.
Meu ambiente da estação Windows 7 64 bits, Excel 2010 (14.0.7106.5003 - 32 bits), Forms (32 bits - 10.1.2.3.0).
Desta forma os SETs de bibliotecas e conexões de BD as vezes criam um ambiente de desenvolvimento bem específico e neste caso para "documentação" a Geração de Relatório de Lista de Objetos (.txt) deve ser gerada no Windows, onde os fontes (.FMB) preferencialmente são colocados na estação que está confeccionando a "documentação" e respectivas bibliotecas para otimizar o tempo de processamento e garantir o momento da "versão da documentação".
A saída foi automatizar via Excel (SendKey) a execução do Forms Builder (time 5 segundos para cada geração).
Anexei a planilha Excel com a Macro responsável pelo processo.
Meu ambiente da estação Windows 7 64 bits, Excel 2010 (14.0.7106.5003 - 32 bits), Forms (32 bits - 10.1.2.3.0).
- Anexos
-
- Automatiza Forms Geração Relatório de Lista de Objetos .zip
- Excel Macro .xls Automatiza Forms Gerar Lista Objetos
- (131.42 KiB) Baixado 571 vezes
- stcoutinho
- Moderador
- Mensagens: 850
- Registrado em: Qua, 11 Mai 2011 5:15 pm
- Localização: são Paulo - SP
Pessoal,
Eu me deparei com um "documentador de FORMS freeware". Não sei se ele é bom, mas ele gera relatórios HTML do forms analisado inclusive dependencias.
Pode ser útil para analisar FORMS a serem customizados, ou até mesmo gerar um “site online” de documentações dos FORMS. O único requisito seria dispor do Oracle Forms instalado na máquina.
Segue o link e demais detalhes:
FoReDoclet (http://foredoclet.sourceforge.net/produ ... /index.htm)
Abraços,
Sergio Coutinho
Eu me deparei com um "documentador de FORMS freeware". Não sei se ele é bom, mas ele gera relatórios HTML do forms analisado inclusive dependencias.
Pode ser útil para analisar FORMS a serem customizados, ou até mesmo gerar um “site online” de documentações dos FORMS. O único requisito seria dispor do Oracle Forms instalado na máquina.
Segue o link e demais detalhes:
FoReDoclet (http://foredoclet.sourceforge.net/produ ... /index.htm)
Abraços,
Sergio Coutinho
-
- Rank: Analista Pleno
- Mensagens: 124
- Registrado em: Sáb, 18 Nov 2006 11:51 am
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
Coutinho: MUITO BACANA MESMO O DOCUMENTADOR TIPO "JAVA" PARA FORMS PL/SQL!!!!
Estou anexando uma nova versão do "Automatizador Forms Geração Relatório de Objetos", afinal é importante que se diga que o Forms deve ser na versão PORTUGUES (Menu Alt Keys) e nesta nova versão funciona para Forms 10 e 6 (pede ao início qual a versão).
Vou continuar meu projeto de "documentação" baseado na linha de Análise de Impacto e Rastreamento, conforme o documento neste Forum.
Abraços.
Estou anexando uma nova versão do "Automatizador Forms Geração Relatório de Objetos", afinal é importante que se diga que o Forms deve ser na versão PORTUGUES (Menu Alt Keys) e nesta nova versão funciona para Forms 10 e 6 (pede ao início qual a versão).
Vou continuar meu projeto de "documentação" baseado na linha de Análise de Impacto e Rastreamento, conforme o documento neste Forum.
Abraços.
- Anexos
-
- Automatiza Forms Geração Relatório de Lista de Objetos(2) .zip
- Excel Macro .xls Automatiza Forms 10. ou 6. Gerar Lista Objetos
- (138.53 KiB) Baixado 500 vezes
-
- Rank: Analista Pleno
- Mensagens: 124
- Registrado em: Sáb, 18 Nov 2006 11:51 am
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
Pessoal: a versão 3 da Automatiza, corrigindo defeito de sim/não considerar subdiretórios.
Abs, Renato
Abs, Renato
- Anexos
-
- Automatiza Forms Geração Relatório de Lista de Objetos(3).zip
- Excel Macro .xls Automatiza Forms 10. ou 6. Gerar Lista Objetos
- (138.68 KiB) Baixado 537 vezes
-
- Rank: Analista Pleno
- Mensagens: 124
- Registrado em: Sáb, 18 Nov 2006 11:51 am
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
Pessoal: todo material necessário está no tópico abaixo:
http://glufke.net/oracle/viewtopic.php?f=2&t=9849
Não esqueçam que é necessário antes ler o Documento Público de informações.
Abs, Renato Viana
https://br.linkedin.com/pub/renato-mene ... 35/573/11b
http://glufke.net/oracle/viewtopic.php?f=2&t=9849
Não esqueçam que é necessário antes ler o Documento Público de informações.
Abs, Renato Viana
https://br.linkedin.com/pub/renato-mene ... 35/573/11b
-
- Informação
-
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante