Qual a vantagem de usar Bibliotecas de Objetos ?

Dicas do Oracle Forms Builder - Blocos, Itens, LOV, Canvas, Triggers, comandos, PLL, d2kwutil, FMB, Alert, menus, etc
Responder
Avatar do usuário
tiago_pimenta
Rank: DBA Júnior
Rank: DBA Júnior
Mensagens: 213
Registrado em: Qua, 29 Jun 2011 9:49 am
Localização: Barretos / SP

Pessoal, boa tarde.

Qual a vantagem de se usar uma Bibliotecas de Objetos (Se é que tem alguma vantagem) ? Seria só para reutilizar alguns objetos em vários forms ?

No meu ambiente de trabalho tenho um forms chamado "padrão", nele existem objetos (Canvas, Janela, Text Item, Display Item, Triggers, etc.) que são comuns a todos os outros forms e quando criamos um novo forms, herdamos esses objetos da padrão.fmb.

Acontece que tem um novo projeto que será usado em 4 forms, para não ter que fazer 4 vezes a mesma coisa, foi criado uma nova aplicação (Novo form) onde os forms chamam essa aplicação, só que depois constatamos problemas de consistência de dados e essa solução foi abortada. Pois bem, sobrou então ou fazer a solução nos 4 forms ou então usarmos a biblioteca de objetos.

Peguei os objetos que estavam no forms que não será mais utilizado e joguei eles na biblioteca, pelo que eu entendi, na hora que eu jogo na biblioteca, eles "perdem" a herança com o forms padrão, mas as propriedades que são alteradas quando eu herdo eles, continuam como se ele ainda tivesse a herança (Cor de fundo, fonte, etc...).

O primeiro problema que eu observei em usar biblioteca, pelo menos no meu ambiente de trabalho, é que se algum desses objetos que eu tenho na padrão, sofrer alguma alteração, eu vou ter que criar um novo modulo, jogar o objeto da biblioteca nele, fazer o processo de herança novamente, volta-lo para biblioteca, colocar a biblioteca e os forms para ser compilado novamente, correto ?

Alguém trabalha com biblioteca ? Como utilizam ela ?

Abraços.
Avatar do usuário
dr_gori
Moderador
Moderador
Mensagens: 5024
Registrado em: Seg, 03 Mai 2004 3:08 pm
Localização: Portland, OR USA
Contato:
Thomas F. G

Você já respondeu a dúvida de alguém hoje?
https://glufke.net/oracle/search.php?search_id=unanswered

Também sempre usei um form "padrão" e apenas herdava as propriedades. Nunca usei Object Libraries.
Mas conforme o manual, existe uma infinidade de vantagens: :?
In any development environment, you will always have standards to which you want your developers to adhere as well as common objects which can be reused throughout the development effort.
The Object Library provides an easy method of reusing objects and enforcing standards across the entire development organization.
You can use the Object Library to:
* Create, store, maintain, and distribute standard and reusable objects.
* Rapidly create applications by dragging and dropping predefined objects to your form.
* There are several advantages to using object libraries to develop applications:
- Object libraries are automatically re-opened when you startup Oracle Forms, making your reusable objects immediately accessible. You can associate multiple object libraries with an application. For example, you can create an object library specfically for corporate standards, and you can create an object library to satisfy project-specific requirements.
* Object libraries feature SmartClasses-- objects that you define as being the standard. You use SmartClasses to convert objects to standard objects.

Ali tem um tópico que também ensina como re-utilizar um objeto. (não sei se você ta fazendo dessa forma).
To reuse an object in the Object Library:
1. In the Object Library, click the desired object.
2. Press Ctrl and drag the object to the desired module and node.Oracle Forms displays the Copy/Subclass dialog.
3. Click Subclass.
Oracle Forms creates a subclassed version of the object
Se o problema é reutilizar funcionalidades, eu ainda consideraria fazer essa parte que seria aproveitada por N programas em um form separado, e simplesmente usar o form quantas vezes forem necessárias.
Responder
  • Informação