Sugestão/Dúvida SPED PIS COFINS

GL, AP, AR, RI, Cash, Assets, etc
Responder
archive
Rank: OraSauro
Rank: OraSauro
Mensagens: 595
Registrado em: Sex, 02 Dez 2016 7:31 am

Bom dia pessoal,
Gostaria de saber se alguém passou ou está passando por esse problema.
Estou implantando o SPED PIS COFINS, integrando Oracle EBS R11 com Synchro Fiscal v3.7.
Meu problema está relacionado ao cadastro de itens. Vou exemplificar:
  • Temos uma matriz e varias filiais com segmentos industriais diferentes, apenas ressaltando que a matriz e todas a filais tem a mesma raiz de CNPJ.
  • Cada filial trabalha com seu próprio inventário, independente da matriz.
    Nesse contexto, podemos ter para a FILIAL 1, o item COMPUTADOR com o código 001 e para Filial 2 o item CADEIRA com o mesmo código 001.

    Selecionar tudo

    EMPRESA	      CODIGO DO ITEM	  DESCRIÇÃO
    ----------    ---------------     --------------
    FILIAL 1        1                 COMPUTADOR
    FILIAL 1        2                 MESA
    FILIAL 2        1                 CADEIRA
    
  • A entrega dessa obrigação Fiscal será realizada pela matriz, sendo necessário centralizar todos os cadastros de itens no Synchro Fiscal.
Meu problema é: Dentro da mesma raiz não é possível existir o mesmo código de item, e quando existe, ele é sobreposto pelo Synchro. No exemplo acima o Computador viraria Cadeira.

Sei que a melhor opção é existir um alinhamento dos inventários, porém não é possível nesse momento.

Qualquer ajuda será bem vinda.
archive
Rank: OraSauro
Rank: OraSauro
Mensagens: 595
Registrado em: Sex, 02 Dez 2016 7:31 am

Cara, até hoje, o que eu ví sempre foi... um cadastro unificado dos ítens na “Matriz”...
e esses ítens são habilitados para uma filial ou para outra ...

Porém, para a “Matriz” existe todos os ítens cadastrados, não necessáriamente a “Matriz” é uma empresa com estoque, faturamento etc....
archive
Rank: OraSauro
Rank: OraSauro
Mensagens: 595
Registrado em: Sex, 02 Dez 2016 7:31 am

O Synchro possui uma opção de carga de cadastros de itens e fornecedores que se chama Método indireto, onde no processamento da interface, ele cria uma sequence única para a chave código interno dos cadastros, levando para o campo código usual o código original.

Tem outras implicações no contexto pois o processo não é tão trivial como expliquei acima.

Mas esse processo foi definido justamente para isso.

Espero ter ajudado
archive
Rank: OraSauro
Rank: OraSauro
Mensagens: 595
Registrado em: Sex, 02 Dez 2016 7:31 am

Não consegui entender o contexto todo, até porque tem mais uma ponta a ser fechada aí, visto que o EFD PIS COFINS é emitido numa nova solução Synchro que é Web, mas isso não vem ao caso agora, acho que o que J. Bosco falou, é um paramêtro (setup) no Synchro denominado IND_MERC_CODIGO_SEQUENCE, que é um indicador com a seguinte descrição:
"Insere um código seqüêncial (sequence) para a coluna MERC_CODIGO.
Para as interfaces, é o equivalente a dizer que: Serão utilizados os campos MERC_ORIGEM e MERC_CHAVE_ORIGEM para dedução do campo CODIGO INTERNO das mercadorias."

Essa parametro você pode encontrar dentro do Synchro no caminho Corporativo>Parametros>Parametros Gerais> Parametrização Geral.
archive
Rank: OraSauro
Rank: OraSauro
Mensagens: 595
Registrado em: Sex, 02 Dez 2016 7:31 am

Estou quebrando a cabeça aqui com seu mano, o Pena.

Vamos exemplificar:
Vamos colocar em pratica o que o Bosco sugeriu.

No oracle tenho dois itens com o mesmo código em filiais diferentes, conforme exemplo abaixo:

Selecionar tudo

Filial     Código   Descrição
---------- -------- ------------
FILIAL A   001      CANETA
FILIAL B   001      PARAFUSO
Quando subir para o Synchro Fiscal ficaria assim:

Selecionar tudo

MERC_CODIGO   COD_USUAL    DESCRICAO
------------- ------------ -----------
1             001          CANETA
2             001          PARAFUSO
O Synchro Web irá receber dessa mesma forma, nossa dúvida agora está no último passo, o validador do governo, o PVA.
Oracle ---> Synchro Fiscal ----> Sunchro Web ------> PVA

1-) Se ele validar apenas o MERC_CODIGO, o código ficará diferente do documento Fiscal.
2-) Se ele validar apenas o COD_USUAL ele irá criticar duplicidade de código, pois será o mesmo código para materiais diferentes ( CST diferentes ).
3-) Se ele validar os dois, problema teoricamente resolvido. ( Estamos testando isso nesse momento ).

Abraços e muito obrigado pela ajuda.
archive
Rank: OraSauro
Rank: OraSauro
Mensagens: 595
Registrado em: Sex, 02 Dez 2016 7:31 am

Ele vai pelo Codigo_usual , pelo que vi numa nf e na especificação da Synchro, ele pega o código usual, provavelmente o validador reporte chave duplicada no cadastro de itens....
Sugestão minha, é expor isso a Synchro, para que eles mudem na extração o codigo do item (codigo_usual na client server) provavelmente concatenando alguma coisa, caso não seja possível, faria custom na extração do cadastro de mercadorias, consequentemente custom tb na linha da nf onde o ítem sera relacionado...
Como é muito difícil eles alterarem o produto, junte bastante informações e evidências do processo que provavelmente dará errado.
archive
Rank: OraSauro
Rank: OraSauro
Mensagens: 595
Registrado em: Sex, 02 Dez 2016 7:31 am

Estou enviando um boletim da Oracle, que está dentro do patch 11710524, sendo que o arquivo PDF está com algumas falhas nas imagens.

Segue, abaixo, informações resumidas do EFD PIS/COFINS para a 11i, caso necessário, você poderá baixar essa documentação e analisar todos os detalhes.

Espero ter ajudado.
11i_bsri10270371_BI.zip
ANEXO
(443.91 KiB) Baixado 261 vezes
archive
Rank: OraSauro
Rank: OraSauro
Mensagens: 595
Registrado em: Sex, 02 Dez 2016 7:31 am

Tudo bem ? Muito obrigado pelo retorno e envio do arquivo. Este arquivo felizmente já tenho. Estou sabendo que tem outro com setup para o OM,AR,AP e GL.
archive
Rank: OraSauro
Rank: OraSauro
Mensagens: 595
Registrado em: Sex, 02 Dez 2016 7:31 am

Com essas instruções da Oracle, você já consegue realizar o Setup.
Caso trabalhe em conjunto com o parceiro fiscal, seu trabalho ficará mais fácil.
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 12 visitantes