Emissao de Boleto

GL, AP, AR, RI, Cash, Assets, etc
Responder
archive
Rank: OraSauro
Rank: OraSauro
Mensagens: 595
Registrado em: Sex, 02 Dez 2016 7:31 am

Boa tarde

Preciso desenvolver um relatório para emissão de Boleto para envio a Clientes, por acaso alguém no grupo já teria tido essa necessidade e poderia compartilhar a estratégia usada para desenvolvimento do mesmo ou ate mesmo um código fonte como referencia?
archive
Rank: OraSauro
Rank: OraSauro
Mensagens: 595
Registrado em: Sex, 02 Dez 2016 7:31 am

Em um cliente fizemos esse processo, na ocasião usamos o Reports com saída em PDF, desta forma podendo ser disponibilizado via email ou impresso, mas hoje se tem também o Bi-Publisher.

1 - Há 2 ocasiões a serem analisadas: Esse boleto seria impresso antes ou depois do Banco devolver o a Confirmação de Entrada? Digo isso porque se for depois já facilita, pois você não precisaria criar um codigo para cálculo do Nosso Número e sim somente recuperá-lo, do contrário construir um código que calcule o Nosso Número (vide especificações e documentos de cada banco para tal processo).

2 - Outra questão é o Código de Barras que você teria que construir um código para montá-lo, no dia 29/Fev o companheiro Joaquim Costa disponibilizou um passo-a-passo para este processo que acredito que possa te ajudar.

3 - Outro ponto é a linha digitável (numero na parte superior do boleto para digitação que correspondem ao código de barras) também você terá que construir um script para montá-lo (vide especificações e documentos de cada banco para tal processo).

Esses são os principais pontos e sem nenhuma conincidência os mais complexos do boleto, o restante são as informações da parcela e do cliente que estas são mais fáceis de se recuperar.

Cada banco tem seu próprio layout e as informações são normalmente as mesmas mas algumas vezes dispostas em ordem diferente, então se você conseguir montar para um banco os outros já ficam mais fáceis.

Na ocasião que construimos utilizamos como referencia o objeto que faz a remessa bancária pois através dele você pode customizá-lo de maneira a atender a impressão do boleto.

Espero ter ajudado.
archive
Rank: OraSauro
Rank: OraSauro
Mensagens: 595
Registrado em: Sex, 02 Dez 2016 7:31 am

Atentar para quando os boletos impressos no cliente, tiverem um tratamento como se fosse escritural, ou seja, o banco envia o arquivo para o EBS baixar automaticamente.

Se o nosso número for gerado no próprio cliente, este deverá ser gravado em um atributo do flexfield da parcela financeira, logo após a conclusão da transação que gera financeiro com boleto.

Então será preciso:
a. Um programa que gere o nosso número e grave nesse atributo de flexfield. O último nosso número usado deverá ser gravado num atributo de flexfield do banco.
b. Um programa que imprima o boleto com os dados obtidos na transação, parcela financeira, e cliente.
c. Um programa que lê o arquivo de retorno, localiza a parcela financeira para gravar o ID na interface de recebimento e permita continuar com o recebimento automático.

Abraço,
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 13 visitantes