Faturamento AR Origem/Destino ICMS

GL, AP, AR, RI, Cash, Assets, etc
Responder
archive
Rank: OraSauro
Rank: OraSauro
Mensagens: 595
Registrado em: Sex, 02 Dez 2016 7:31 am

Pessoal, Boa Noite!

Alguém poderia me confirmar qual é o Endereço "Origem" utilizado para o cálculo do ICMS no faturamento do AR, utilizando a regra 'Cód. Imp. Local Or./Dest. Entr.'?! Seria o Endereço de Remessa?!

Se for pelo endereço de remessa, como seria possível efetuar um faturamento entre Estados diferente da Minha OU?! Por exemplo: OU-RJ, porém, quero fazer uma NF de Venda de ativo entre "filiais" de SP para SC, uma vez que já tenho as aliquotas cadastradas no setup de Locais de Impostos.

Obrigado.
archive
Rank: OraSauro
Rank: OraSauro
Mensagens: 595
Registrado em: Sex, 02 Dez 2016 7:31 am

Origem de cálculo de imposto no Billing é o endereço da organização de inventário informada na linha da NFF (Warehouse_id) "Nome do Depósito". O Destino é o Endereço de Entrega (SHIP_TO).
archive
Rank: OraSauro
Rank: OraSauro
Mensagens: 595
Registrado em: Sex, 02 Dez 2016 7:31 am

Correto. E deveria estar mesmo! O sistema tem que caracterizar e se comportar conforme a lei determina, se não teriamos um problema fiscal.
O principal fato gerador para a incidência do ICMS é a circulação de mercadorias, existem alguns casos em que incide também sobre o serviço, porem a maioria é mercadoria mesmo.

O simples fato de a mercadoria sair do estabelecimento de um contribuinte já pode ser entendida e caracterizar assim o fato gerador. Não importa se a venda se efetivou ou não.
Dessa forma, o Billing obedece e preserva essas caracteristicas de calculo. A maneira, ou regra, como isso é calculado é a forma mais basica de aliquotas entre estados, associadas a regra que você mencionou "Cód. Imp. Local Or./Dest. Entr."

Em outras palavras, o código do impostos, que é o que identifica a aliquota do impostos, será recuperada do cadastro de locais, observando a origem e o destino da entrega da mercadoria.

Essa é a maneira mais simples de recuperação da aliquota, existem alguns outros casos um pouquinho mais complexos, quando um item tem o impostos suspenso, ou uma aliquota reduzida por uma determinada classificação fiscal, acordo governamental. Enfim, uma infinidade de possibilidades que a mente criativa do governo cria.

Se tiver maiores duvidas, me escreva que eu te respondo.

Abraços,
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes