INV - Retorno de mercadorias após industrializar

INV, BoM, WIP, Cost, etc
Responder
archive
Rank: OraSauro
Rank: OraSauro
Mensagens: 595
Registrado em: Sex, 02 Dez 2016 7:31 am

Alguém pode me dar dicas sobre como proceder para fazer um retorno de material após industrializar, vou detalhar melhor abaixo, aqui é R11.

O cliente que estou, recebe matérias primas do seu cliente, acrescenta outras matérias e transforma em um produto acabado e no final das contas emite a NF cobrando os serviços desta industrialização.

Como consumimos as matérias-primas do cliente juntamente com as nossas, o estoque baixa, mas o depto. Fiscal daqui esta dizendo que tem que devolver na NF de saída as matérias primas para o cliente novamente e como o estoque já foi consumido não sei como fazer esse retorno sem baixar o estoque novamente.

Alguém já passou por essa experiência em R11 e poderia me compartilhar a solução?



Obrigado,
archive
Rank: OraSauro
Rank: OraSauro
Mensagens: 595
Registrado em: Sex, 02 Dez 2016 7:31 am

Inventa um retorno simbolico amigo.
Tem CFOP pra isso... gera a NF e não movimenta estoque. simples.
archive
Rank: OraSauro
Rank: OraSauro
Mensagens: 595
Registrado em: Sex, 02 Dez 2016 7:31 am

Cuidado pois se a empresa é obrigada ao sped fiscal, você precisa do controle de material de terceiros.
O ideal seria que na remessa para industrialização você desse entrada em um inventário ( terceiros) e quando concluísse o serviço, devolvesse baixando esse inventario.
archive
Rank: OraSauro
Rank: OraSauro
Mensagens: 595
Registrado em: Sex, 02 Dez 2016 7:31 am

Concordo. Estou em um cliente em que a aprovação do recebimento no RI está fazendo essa baixa automática no estoque de terceiros, mas é claro isso envolveu uma customização trabalhosa no processo de recebimento.
archive
Rank: OraSauro
Rank: OraSauro
Mensagens: 595
Registrado em: Sex, 02 Dez 2016 7:31 am

Claro, precisamos deste controle sim.
Em alguns casos, um mastersaf da vida controla isso
archive
Rank: OraSauro
Rank: OraSauro
Mensagens: 595
Registrado em: Sex, 02 Dez 2016 7:31 am

Obrigado por compartilhar informações, acredito que nosso principal problema eu não expliquei direito.

Estamos dando entrada no material como itens de terceiros em nosso poder e de modo separada. Mas os materiais são consumidos durante a produção do “produto acabado transformado”. Então neste momento já consumimos o estoque na produção dos novos itens (produto acabado) e não temos mais estoque para devolver.

Já me disseram que tem empresa que simplesmente menciona os itens recebidos (matéria prima) na obervação da NF e o cliente se utiliza desta mesma NF para dar baixa no retorno. Estou pedindo para o nosso depto fiscal validar esta informação.

Um abraço à todos e obrigado pelo debate de ideias.
archive
Rank: OraSauro
Rank: OraSauro
Mensagens: 595
Registrado em: Sex, 02 Dez 2016 7:31 am

O EBS não tem nenhuma funcionalidade core para esse tipo de controle.
Já estive em um cliente que customizou esse Controle de Terceiro, praticamente essas entradas de materiais ia para um subinventario específico onde o WIP já consumia, e o retorno desse material era simbólico. Lógico que não é tããão simples assim... mas a grosso modo seria isso...
Isso para materiais de terceiro em seu poder, como seus materiais em poder de terceiros.

Abraços.
archive
Rank: OraSauro
Rank: OraSauro
Mensagens: 595
Registrado em: Sex, 02 Dez 2016 7:31 am

Minha sugestão:
1- Recebe material do terceiro em subinventário (deverá estar vindo como Remessa Beneficiamento);
2- Executa processo interno de beneficiamento e não baixa estoque destes itens;
3- Envia produto acabado para cliente com NF remessa;
4- Envia NF de retorno de beneficiamento dos itens do cliente mencionando no campo OBS da NF a referencia da NF recebida ("este retorno é referente a NF recebida 123");
5- Envia NF de cobrança de serviço;

Espero ter ajudado.
Julio
archive
Rank: OraSauro
Rank: OraSauro
Mensagens: 595
Registrado em: Sex, 02 Dez 2016 7:31 am

Esses passos são legais de seguir, mas não seria melhor consumir os materiais recebidos num WIP (ou OPM, não sei o tipo de produção do caso), aí você teria a transação WIP Issue dos materiais recebidos (matéria prima) e WIP Completion do produto acabado, e envia o produto acabado conforme o Julio explicou.
Com isso você tem as transações registradas, o custo dos possíveis materiais adicionais + recursos (máquinas e mão de obra).

Pelo menos no ponto da transformação creio que seria uma boa ideia a ser pensada.

Seria esse o caso?
archive
Rank: OraSauro
Rank: OraSauro
Mensagens: 595
Registrado em: Sex, 02 Dez 2016 7:31 am

Pessoal, seguinte...

O procedimento do Júlio está correto, pois quando você recebe a mercadoria de terceiro para industrialização, você não pode consumir esse item na OP, porque com esse procedimento você estaria custeando a OP com um item que não é seu. Eu indico que no BOM, esse item seja informado como Alto Volume para que o mesmo não seja consumido na OP, mas seja demonstrado nos relatórios de emissão de OP para que a fábrica saiba que tipo de material deve ser utilizado... inclusive dá até para colocar o subinventário de terceiros e uma localização específica para a fábrica se achar no estoque, mas não será consumido realmente.

Daí como disse o júlio, devolve uma NF com o retorno de material enviado pelo terceiro e uma outra NF de serviço que vai gerar a seguinte situação abaixo:

- Como o item (material de terceiro em meu poder) não será consumido, o custo dessa produção será os outros insumos + despesas diretas + indiretas = custo do Serviço vendido.

- Vendas de Serviço de industrialização - Custo do Serviço vendido = Lucro operacional Bruto.

Espero ter ajudado,
archive
Rank: OraSauro
Rank: OraSauro
Mensagens: 595
Registrado em: Sex, 02 Dez 2016 7:31 am

Bom dia pessoal!!!

Agradecimento especial à todos que colaboraram com o tema e é sempre muito bom saber que temos tanta gente com conhecimento dos processos e procedimentos.
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes