Control File

DBA Geral (instalação, configuração do banco, scripts do Sql*Plus, shell scripts, batch scripts, etc...)
Responder
Doug
Rank: Programador Sênior

Galera, a empresa para qual eu trabalho tem um cliente que possui duas bases de dados...
Uma para desenvolvimento e outra para produção..
Não sei o que o cara lá queria fazer, só sei que ele pegou os control files de produção e os jogou para desenvolvimento, sendo assim ele sobrepos os arquivos do desenvolviomento, e sendo assim, o bd não sobe mais.
alguém poderia me dar uma dica do que pode ser feito para recuperar esses arquivos, ou sera que ele perdeu a base de dados ????

obs- ele não faz backup do banco de desenvolvimento.......

abs....
gilbertoca
Rank: DBA Sênior
Contato:

O control file é muito importante. Estas são as informações mantidas por ele:
  • The database name
    Names and locations of associated datafiles and redo log files
    The timestamp of the database creation
    The current log sequence number
    Checkpoint information
O banco de desenvolvimento está em archive log?
O control file do banco desen. foi multiplexado (pode haver esperança :))?

Se você responder "Não" para as perguntas, então você terá de criar um novo control file, de preferencia novos control files:
http://download.oracle.com/docs/cd/B193 ... m#i1006360
PS.: você não especificou a plataforma, a arquitetura e versão do banco. Então assumirei a minha conforme o link.
Gilberto
Doug

Gilberto, o que seria o banco estar em archive log ??? Desculpe, mas eu não manja muito......

O oracle é o 9i, se não me engano versao 9.0.2.....o windows provavelmente é o server 2003...
gilbertoca
Contato:

Veja as vantagens de se recuperar ou criar novos control files no banco de desenvolvimento.
Talvez fique mais barato tirar uma copia offline (se houver uma janela tempo boa - quer dizer, o banco pode ficar parado quanto tempo) do banco de produção e restaura-lo na maquina de desenvolvimento.
Gilberto, o que seria o banco estar em archive log ??? Desculpe, mas eu não manja muito......
Bom, se você não é o responsável pelo banco então é melhor passar essa tarefa para quem de direito, não acha?

Gilberto
Doug

eu não sou o responsavel...sou consultor do sistema que roda no banco(mastersaf)...estou apenas ajudando o cara da T.i, pois conheço um pouco de oracle......
o banco poderia ficar off sim(producao), mas a questão é como fazer uma cópia ???? ps - o banco não é tão grande.. deve ter uns 4 GB
gilbertoca
Contato:

O script seguinte uso para fazer um backup offline, com o banco parado:

Selecionar tudo

#!/bin/bash
cp /opt/oracle/product/10.1.0/db_1/dbs/spfiledesenv.ora .
cp /opt/oracle/product/10.1.0/db_1/dbs/orapwdesenv .
tar cfvz ora_desenv_oradata_dir.tar.gz /var/local/oradata/desenv/
tar cfvz ora_desenv_admin_dir.tar.gz /opt/oracle/admin/desenv/
ls -lsath
você pode adapta-lo para windows ou mesmo executa-lo manualmente.
Mas não tenho erro, é só colocar o arquivo spfile.ora (spfiledesenv.ora no meu caso) no local certo e restaurar os arquivo zipados com a mesma estrutura de diretórios original do servidor de produção.

Gilberto
Responder
  • Informação