Muitos Arquivos de Logs

DBA Geral (instalação, configuração do banco, scripts do Sql*Plus, shell scripts, batch scripts, etc...)
Responder
Luciano
Rank: Estagiário Júnior
Rank: Estagiário Júnior

Boa tarde pessoal, meu problema é o seguinte:

Tenho um servidor HP-UX rp3440 B.11.11 U 9000/800 com banco de dados Oracle 9.2.0.5.0, onde o mesmo esta configurado para gerar arquivos de Logs (Archive Log), meu problema é que esta gerando muitos logs (5 em 5 minutos) gera um arquivo de 100 Mb, eu gostaria de saber se tem alguma forma de gerar menos arquivos de Logs.

Obs: Tenho 4 Grupos e 2 Membros de Redo Log com um tamanho de 102400 Kbytes cada.

Obrigado desde já.

Luciano
gilbertoca
Rank: DBA Sênior
Contato:

Isso depende das atividades realizadas no banco!
Os principais componentes utilizados para ajustar a geração de redo logs são:
UNDO_RETENTION
Undo Tablespaces
http://download.oracle.com/docs/cd/B193 ... m#BJFFIACJ

Verifique esses parametros e ative tb o Undo Advisor, para lhe ajudar a dimensionar o tablespace de undo.

Gilberto
cigano
Rank: Programador Júnior
Rank: Programador Júnior

Cara,

Redo e Undo são coisas distintas, o redo guarda comando para que em uma eventual queda do banco ou indisponibilidade o sistema possa afetuar as operações que ainda não foram aplicadas, já o undo serve para reter informação após update's e/ou delete's efetuando assim o RollBack ou para que seja mantida a integridade dos resultado do comando select.

Quanto a geração de archive's, ou logs, se dá no momento em que o Banco alterna entre os menbros e entre os grupos de redo log. Para diminuir a geração você pode alterar o tamanho do redo, quanto maior o local para amazenar menos ele vai gerar archive, mas ai você terá o problema de ficar com muita informação danificada, caso seu banco venha a ter problemas. Vai depender do potencial do seu Hardware.

:D
gilbertoca
Contato:

cigano escreveu:Cara,

Redo e Undo são coisas distintas, o redo guarda comando para que em uma eventual queda do banco ou indisponibilidade o sistema possa afetuar as operações que ainda não foram aplicadas, já o undo serve para reter informação após update's e/ou delete's efetuando assim o RollBack ou para que seja mantida a integridade dos resultado do comando select.
está vendo no que dá fazer hora extra(Ei, será que nossa profissão tem isso?) no domingo, já passando das 23 horas!

Realmente, minha respota foi incompleta, para não dizer errada! :lol:
É que aqui em nosso projeto, além de ajustar a frequencia da mudança de log, tivemos ainda que dimensionar o Undo, pois um procedimento de carga não completava.
cigano escreveu: Quanto a geração de archive's, ou logs, se dá no momento em que o Banco alterna entre os menbros e entre os grupos de redo log. Para diminuir a geração você pode alterar o tamanho do redo, quanto maior o local para amazenar menos ele vai gerar archive, mas ai você terá o problema de ficar com muita informação danificada, caso seu banco venha a ter problemas. Vai depender do potencial do seu Hardware.
:D

É verdade! Para completar, os seguintes links me ajudaram no ajuste de nossa instância e talvez possa ser de relevância para o problema:
http://www.samoratech.com/OraAdmin/swcheckpoint.htm
http://www.databasejournal.com/features ... hp/3395731

PS.: Valeu Cigano pela correção e pela ajuda!
Gilberto
Responder
  • Informação