E aí pessoal, aproveitando o tópico do amigo, eu tb quero migrar para a área de DBA.
Estou começando dia 31/05 agora um curso completo de DBA, administração 1 e 2, são cursos oficiais da Oracle, para quem é de Porto Alegre é na Fontoura Education. Já estou estudando para as provas de OCA, depois farei OCP.
Traballho com oracle forms e reports a uns 4 anos, acho que isso vai ajudar, meu conhecimento em PL/SQL e SQL é avançado, e falo Inglês fluente, já estudei fora.
Minha dúvida é como começar! Já estou procurando vagas de DBA Jr, aceitaria até ganhar um pouco menos, porque não tenho experiênica, vou ter so os cursos.
Para os DBAs de plantão, alguma dica de como proceder? A empresa onde trabalho eu não vou conseguir migrar pra DBA.
O ideal seria pegar experiência com SQL, nem que seja um estágio como programador PL/SQL, ou algo assim.
Isso porque o SQL é o "coração" do oracle... antes de administrar o oracle, tem que entender ele, saber o que ele tem.
Sem isso, creio que fica muito "abstrato" se tornar direto um DBA...
Para o amigo que trabalhou com forms, tenta alguma coisa com programador PL/SQL pleno/senior, daí o proximo passo já seria ser um DBA pleno depois de pegar uma experiencia e estudar um pouco.