Mudando NLS_CHARACTERSET no oracle 11g

DBA Geral (instalação, configuração do banco, scripts do Sql*Plus, shell scripts, batch scripts, etc...)
Responder
TERATICUS
Rank: Estagiário Júnior
Rank: Estagiário Júnior
NOOB QUERENDO APRENDER

Informações do Ambiente:
* Versão do Oracle:11g
* Sistema Operacional:windows xp

Bom dia a todos, estou começando a mexer no oracle e estou com todas as dúvidas e mais algumas. Estou tentando mudar o NLS_CHARACTERSET mas está difícl! segui algumas dicas, mas parece que só funcionam no 10g e anteriores devido a um tal de superset que eu tenho que mudar primeiro. Alguém poderia a me ajudar?? Agradeço desde já e muito obrigado.
gilbertoca
Rank: DBA Sênior
Rank: DBA Sênior
Contato:

Esta sentença:
* You cannot define the database character set in the init.ora.

The database (national) character set NLS_(NCHAR)_CHARACTERSET) is defined by the "Create Database" command.

* The NLS_CHARACTERSET and NLS_NCHAR_CHARACTERSET parameters cannot be overridden by instance or session parameters.

They are defined by the value specified in the "CREATE DATABASE command and are not intended to be changed afterwards dynamically. Do NOT update system tables to change the character set. This can corrupt your database and potentially make it impossible to open the database again.
encontrada aqui: http://www.oracle.com/technology/tech/g ... %20faq.htm

Mostra a importância desse parâmetro para o banco de dados.
Já vi alguns artigos na internet falando como alterar esse parâmetro, mas em limitados casos.
A verdade é que, antes da criação de um banco de dados, deve-se atentar para quais caracteres serão/poderão ser armazenados e a partir daí escolher um conjunto de caracteres adequado.

Gilberto
Responder
  • Informação