Restringir logon na base de dados

DBA Geral (instalação, configuração do banco, scripts do Sql*Plus, shell scripts, batch scripts, etc...)
Responder
guelaseca
Rank: Estagiário Pleno

Informações do Ambiente:
* Versão do Oracle: 9i
* Sistema Operacional:

Bom dia Pessoal,

quero validar o usuário, maquina e programa pelo qual está sendo acessado o banco. Por exemplo, não quero permitir que determinados usuários acessem o banco pelo sql*plus. Alguém tem idéia de como posso fazer isso?
diegoleite
Rank: Analista Pleno
Att,

Diego Leite
DBA ORACLE

Amigo,

você já tentou usar a opcao do client "instant client"? Talves atenda a sua nescessidade pois pelo que parece a sua aplicação, possui para cada usuario de aplicacao possui um usuario de banco de dados!!?!?!certo?!?!

Att,
guelaseca

Isso. Cada usuário tem um user criado no banco de dados e alguns deles estão utilizando outros aplicativos (sql*plus por exemplo), ao invés do sistema ERP, para se conectar na base de dados. Quero criar uma restrição no banco que valide o usuário, maquina e aplicativo que está se conectando e caso não tenha permissão não permita se logar. Tentei utilizar uma trigger "after logon on database" mas quando o usuário tem permissão de DBA ele ignora o raise e conecta mesmo assim.
diegoleite
Att,

Diego Leite
DBA ORACLE

mais como assim o usuario da sua aplicacao tem privilegio de dba??Ai cara valeria a pena você verificar quais são os privilegios necessarios e revogar os usuarios da role DBA. De qualquer forma você poderia criar uma tabela de log para ver quais são esses usuarios pegando host,module,osuser,user,date. Tomar uma atitude.Com provas atraves do log e argumentar porque estar utilizando o sqlplus....Enquanto não resolve...
ruevers
Rank: DBA Sênior
Rank: DBA Sênior
Contato:

Tem sim, você tem que criar uma trigger "After logon database" pra ser acionada ao logon, eu tinha um exemplo, mas não consegui encontrar, vou ver se acho mas é mais ou menos simples... é só por

CREATE OR REPLACE TRIGGER <trigger_name>
<trigger_type> ON DATABASE
<trigger_code>
END <trigger_name>;
/

o resto igual a uma trigger comum...

Talvez alguém aqui já tenha feito e possa passar o exemplo pra você.

Att.
Responder
  • Informação