Informações do Ambiente:
* Versão do Oracle: instalação local: 11g, instalação do servidor: 8i
* Sistema Operacional: local: ubuntu 8.10, do servidor: Windows server 2003
Pessoal, o caso é este: tenho na minha máquina uma instalação do Oracle 11g e na rede tenho um servidor com o Oracle 8i. Acesso o banco nesse servidor sem problemas pelo SqlDeveloper. Mas quando tento pelos executáveis da minha instalação 11g não consigo. Um tnsping responde com o erro TNS-03505. Detalhe: não é informado nenhum arquivo de parâmetro utilizado. Ok, então peguei o arquivo TNSNAMES.ORA que todos usamos para acessar o banco no servidor e copiei para a pasta network/admin na minha ORACLE_HOME. Mesmo assim o tnsping falha e ele ainda não enxerga esse arquivo TNSNAMES.ORA. Tem algum arquivo de configuração onde devo dizer para o oracle onde está este TNSNAMES.ORA? Ou o problema é outro?
Grato desde já...
conexao via sqlplus
-
- Moderador
Rodrigo Valentim
Analista de Sistemas
Oracle Developer
Campanha: Faça uma pesquisa antes de perguntar!!!
Analista de Sistemas
Oracle Developer
Campanha: Faça uma pesquisa antes de perguntar!!!
Já passei por isso e é um saco... no meu caso, foi TNSNAMES mesmo.
Tenho 2 clientes em minha maquina (11 e 10).
Qtos clientes você tem em sua maquina? pode ser isso também... o TNSNAMES está configurado somente em um cliente... o SqlDeveloper usa o mesmo TNSNAMES do seu ORACLE_HOME, porém, acredito que você tem 2 home na sua maquina e o Sql Dev usa uma e o sql*plus usa outra... tente unificar o tnsnames.
Se mesmo assim não funcionar, observe se o seu sql dev esta usando tnsnames mesmo ou outro tipo de conexão (conexão direta mesmo, pelo que lembre, ele tb usa jdbc)
Tenho 2 clientes em minha maquina (11 e 10).
Qtos clientes você tem em sua maquina? pode ser isso também... o TNSNAMES está configurado somente em um cliente... o SqlDeveloper usa o mesmo TNSNAMES do seu ORACLE_HOME, porém, acredito que você tem 2 home na sua maquina e o Sql Dev usa uma e o sql*plus usa outra... tente unificar o tnsnames.
Se mesmo assim não funcionar, observe se o seu sql dev esta usando tnsnames mesmo ou outro tipo de conexão (conexão direta mesmo, pelo que lembre, ele tb usa jdbc)
-
- Rank: Programador Júnior
Olá Rodrigo. Grato pelo retorno.
Essa máquina só tem uma instalação, essa do 11g que mencionei.
Concordo com você no que mencionou sobre o acesso do SQLDeveloper usar jdbc, pois já conectava por ele antes de ter o oracle instalado na máquina - ou seja, pela configuração que ele está usando, nem sabe que existe arquivo TNSNAMES...
O que eu estou achando mais estranho é que o tnsping não cita nenhum arquivo utilizado. Me lembro de acontecer na minha outra instalação (Windows - onde inclusive tinha sim mais de uma home), quando tentava pingar a base do servidor ele responder com um erro de tnsnames e avisando que usou o arquivo SQLNET.ORA que estava em uma das homes. Mas nesse caso de agora, ele não fala de arquivo nenhum. Não deve fazer sentido considerar que algo tenha mudado no 11g, não é?
Essa máquina só tem uma instalação, essa do 11g que mencionei.
Concordo com você no que mencionou sobre o acesso do SQLDeveloper usar jdbc, pois já conectava por ele antes de ter o oracle instalado na máquina - ou seja, pela configuração que ele está usando, nem sabe que existe arquivo TNSNAMES...
O que eu estou achando mais estranho é que o tnsping não cita nenhum arquivo utilizado. Me lembro de acontecer na minha outra instalação (Windows - onde inclusive tinha sim mais de uma home), quando tentava pingar a base do servidor ele responder com um erro de tnsnames e avisando que usou o arquivo SQLNET.ORA que estava em uma das homes. Mas nesse caso de agora, ele não fala de arquivo nenhum. Não deve fazer sentido considerar que algo tenha mudado no 11g, não é?
-
- Informação
-