Problema Erro ORA-12516.

DBA Geral (instalação, configuração do banco, scripts do Sql*Plus, shell scripts, batch scripts, etc...)
Responder
cleber
Rank: Programador Júnior
Rank: Programador Júnior
Cléberson da Silva
DBA Oracle Jr.

Caros, boa tarde !!

Neste fim de semana estava testando alguns scripts em minha máquina (Notebook). São scripts do tipo Ver Estatisticas do Banco, Ver Consumo de Tablespace, Ver os Datafiles com Espaço Livre, Ver Consumo de CPU e entre outros. Eu estava testando os scripts no SQL*Plus. Em certo momento eu pensei em executa-los (os scripts) no PL/SQL instalado em minha máquina só por curiosidade, mas ao executar um select qualquer, o mesmo apresentava a seguinte mensagem:

Selecionar tudo

Erro ORA-12516: TNS:LISTENER NÃO PÔDE LOCALIZAR O HANDLER DISPONÍVEL COM A PILHA DE PROTOCOLOS CORRESPONDENTES. 
E se eu abrir outra janela do SQL*Plus gera o mesmo erro, ou seja, só consigo ficar com 1 (uma) janela do SQL*Plus, se eu abrir outra gera o mesmo erro.

Por favor, se alguém souber o que pode ser, por favor, me envie a solução.

Agradeço desde já.

Valeu pessoal...
Obrigado pela atenção.
diegoleite
Rank: Analista Pleno
Rank: Analista Pleno
Att,

Diego Leite
DBA ORACLE

Cleber,
como esta configurado o seu listener?? pelo ip ou nome do host?? Se for pelo ip por se trata de notebook você usa DHCP e ele pode esta se perdendo devido a direntes numeros do momento da instalação. No momento da instalação podemos evitar que utilize o ip como base para instalacao e config.

Como esta a porta do listener default 1521?

local_listener= ??

Espero ter Ajudado,
Responder
  • Informação