Oracle + ASM

DBA Geral (instalação, configuração do banco, scripts do Sql*Plus, shell scripts, batch scripts, etc...)
Responder
elidias7
Rank: Analista Sênior
Eli Dias
Oracle Certified Professional

Informações do Ambiente:
* Versão do Oracle: 10g
* Sistema Operacional: Enterprise Linux 4

Boa tarde galera!

É pra efeito de testes e curiosidade, tenho dois servidores um terá o software oracle e o segundo servira de storage. Neste segundo gostaria de utilizar o ASM, realizei alguns testes com NFS e consegui utilizar normalmente, porém não consigo compartilhar os dispositivos RAW´s via NFS para usar com ASM.

A duvida é a seguinte, eu tenho que instalar no servidor storage o software oracle para ter a instancia ASM e se isso for feito eu terei de pagar duas licensas?

Se alguém souber de alguma solução para essa situação de outra forma, por favor me informem.

Abraços,
pauloaleo
Rank: DBA Júnior

Vamos ver se entendi.

você tem dois servidores , os dois com disco interno , um você vai colocar o banco de dados oracle e o outro vai servir como storage?

você quer fazer NFS com raw devices?

Explica um pouco melhor.
elidias7
Eli Dias

Opa!

Vamos ver se explico melhor, tenho 2 servidores utilizando enterprise linux, o que gostaria de testar é o seguinte.

No primeiro servidor teria o software oracle 10g e o segundo servidor serviria somente para armazenar os arquivos do banco(datafiles, archives, redos, controlfiles, etc).

Mas queria que isso fosse feito pelo ASM, mas a duvida é a seguinte, pra eu utilizar o ASM nesse segundo servidor eu teria de instalar o software oracle neste ou existe alguma solução que eu possa criar a instancia ASM no servidor 1 e apontar para os discos no servidor 2?

Eu tentei fazer isso com o NFS mas este não compartilha os dispositivos RAW´s.

O que está batendo na cabeça é que se for utilizar o ASM dessa forma eu tenho que ter duas licensas ou existe uma solução pra isto, ouvi falar de um tal de iscsi que poderia ajudar, mas não procurei nada sobre este na net.

Espero que você entenda dessa vez, mesmo sendo muito extenso......

Abraços,
pauloaleo

Bom

Na parte do SO , quando você tem uma maquina , e voe mapeia devices nela , você não consegue fazer compartilhamento nos mesmos. O NFS é um Network Filesystems , e seria a mesma coisa que você via um alias de rede , acessar esta filesystems. Mais ou menos como no windows. Os raws são uma especificação de devices que a máquina reconheceu via uma hba ou controladora de disco , e que são montados direto no SO.

Mesmo que isto que voe quer fazer fosse possivel , abrir o asm em uma maquina , e o banco em outra , o banco teria que "ver" os dgs do asm na outra maquina , e sobra um caminho chamado rede, que normalmente e bem mais lento , do que se tudo estivesse na mesma maquina.

[]s
elidias7
Eli Dias

Mas você concorda que um storage sofra com essa questão da rede?
Não existe muita lógica em não poder manter os discos num server diferente.
Mas bem, vou continuar a procura sobre isso.

Abraços,
pauloaleo

não.

Um storage ou funciona por fibra em rede SAN , ou por iscsi.

Ele não é visto na rede.
Responder
  • Informação