SQL LE A PRIMEIRA VEZ E DEPOIS não LE MAIS

DBA Geral (instalação, configuração do banco, scripts do Sql*Plus, shell scripts, batch scripts, etc...)
Responder
JONI
Rank: Estagiário Sênior

Informações do Ambiente:
* Versão do Oracle: 10G
* Sistema Operacional: RadHat versao: Linux linux8 2.6.18-8.el5 #1 SMP Fri Jan 26 14:15:14 EST 2007 x86_64 x86_64 x86_64 GNU/Linux

Pessoal, tenho uma query simples que ficou muito lenta de uma hora para outra, ai, apos muitas tentativas executei um rebuild nas tabelas por ela acessada e para meu espanto ela ficou muito rapida, mas já na proxima execucao volta a ficar lenta como antes, e assim sucessivamente. alguém sabe o que pode ser? Como posso arrumar?

Agradeço a ajuda de voces...
diegolenhardt
Moderador
Moderador

Veja o plano de execução da query,

se você fez move da tabela, fez rebuild dos indices né?

tenta tambem fazer um:
analyze table suatabela compute statistics;

falow
JONI

Pois então, eu fiz rebuild e rodei as estatisticas, ai a primeira vez que chamo roda que e uma beleza, depois para, Observacao: a chamada da query e feita por um aplicativo Delphi. não entendo. Agora estou exportando o banco inteiro e recriando os tablespaces para depois reimportar, talvez funcione pois tenho uma maquina parecida aqui e importei a base nela, funcionou, acredito que na producao devera funcionar tambem.

Muito estranho, se alguém passou por algo parecido por favor ajude ai...
diegolenhardt
Moderador
Moderador

Na segunda vez está em cache, por isso é rapido, tem que ver o plano de execucao cara,

deve estar fazendo FULL em alguma tabela grande, algo assim, tem que ver o EXPLAIN da query,

na locura assim não resolve, pega o plano de execucao e posta aqui, vamos descubrir com certeza o que é,
JONI

RESOLVIDO..

O problema foi estranho, pois na primeira execucao apos um rebuild funcionava, apartir da segunda execucao já travava... Bom simplesmente segui as orientacoes do advisor do oracle, criei um novo indice e funcionou, apesar que o oracle pediu para criar um indice em uma tabela que possui somente 15 registros em um campo que nem chave era.... mas... vai saber ne...

Pessoal

Agradeço a ajuda de voces e fiquem com Deus
Responder
  • Informação