Problemas na performance

DBA Geral (instalação, configuração do banco, scripts do Sql*Plus, shell scripts, batch scripts, etc...)
Responder
igor.rmarinho
Rank: Programador Sênior

Informações do Ambiente:
* Versão do Oracle:10g
* Sistema Operacional:win server 2003

Boa tarde,
Estou tendo um problema de lentidão no banco (10g) e dando uma olhada vi que tinha muitos usuários que fazem conexão com o banco de dados que continuam logados com status de Inativo, isso pode causar um degradação da performance ? Se sim, como posso resolver esse problema?

E outra que eu resolvi olhar foi a volumétria das tablespaces que é essa
Imagem

Imagem

Se alguém puder dar algumas dicas com relação as essas questões fique a vontade :wink:
victorhugomuniz
Moderador
Moderador
Contato:
:D

não sou dba mas vou compartilhar o q sei ta ..

se você abrir uma conexao atraves do pl/sql developer de manha quando chegar usar ate as 10 da manha e so fechar quando for desligar o seu pc.. aquela sessao vai ficar la como inativa..

em java basta configurar o tempo que a sessao pode ficar inativa e então ele morre e você não vai ter problemas com sessao pendurada sem estar sendo usada

acho q no oracle e assim.. você tem q configurar isso em um profile e associar o usuario a ele
http://mufalani.com.br/blog/?p=15

deve dar para fazer uma job estartando de tempo em tempo um procedimento q mata as sessoes inativas..

agora.. eu faria uma levantamento dessas sessoes inativas e investigaria.. as vezes você tem um aplicativo sem pool por exemplo.. em fim alguma m***a q ta pesando seu banco..

vale tambem checar os sql mais demorados.. as vezes selects mostros em tabelas sem index
igor.rmarinho

beleza, vou ver sim!
Obrigado!
Responder
  • Informação