Acesso a view sem ter acesso a tabela de origem

DBA Geral (instalação, configuração do banco, scripts do Sql*Plus, shell scripts, batch scripts, etc...)
Responder
Claudio de Castro
Rank: Estagiário Júnior
Rank: Estagiário Júnior
Claudio de Castro

Informações do Ambiente: Windows
* Versão do Oracle: 11g R1
* Sistema Operacional: windows

Eu gostaria de tirar uma dúvida , acho que essa dúvida é bem simples.
Uma view pode ser usada para limitar o acesso as informações de uma determinada tabela, agilizar a criação de select para o usuário final, entre outras coisas.

A minha dúvida é: O usuário que tem acesso a view, e não tem acesso a tabela, consegue executar a view?
victorhugomuniz
Moderador
Moderador
Contato:
:D

não é necessário.. basta apenas o grant na view.. agora para acessar a aview sem o owner na frente da view é necessário um sinonimo publico
Tupi
Rank: Programador Sênior
Rank: Programador Sênior

a view serve para isso. pra limitar o conteudo de uma tabela pra um usuario. não deixado ele ver toda a tabela.. não precisa ter direitos na tabela , somente na view já funciona.

Uma View funciona de forma semelhante a uma tabela. É utilizada em comandos SELECT, INSERT, UPDATE e DELETE, para recuperação e manipulação de dados (com restrições), porém, não armazena esses dados.

Este objeto tem suas linhas e colunas calculadas dinamicamente através de um SELECT pré-estabelecido, cada vez que solicitamos. Apenas a sua definição é armazenada no dicionário de dados.

Podemos dizer que se trata de uma tabela virtual, pois não possui linhas próprias, mas sim as obtém em tempo de execução e as disponibiliza em memória para acesso por uma query.
Responder
  • Informação