O arquivo que estou tentando criar tem 200GB... Existe espaco de sobra no disco. alguém sabe me dizer se estou fazendo algo errado? O SO tem alguma limitação no tamanho dos arquivos?
Essa consulta mesmo.. tem bastante espaco em disco. Tanto que criei 7 arquivos de 30Gb e funcionou. Mas não consegui criar um bigfile de 200Gb... deve ser alguma limitacao que eu realmente desconheco
O espaco livre é 110 porque eu já criei as 7 tablespaces de 30Gb )))
A coluna total_mb retorna 390, o que significa que tinha bastante espaco quando tentei, sem sucesso, criar o arquivo de 200GB. Ai, tive que optar por criar varias tablespaces menores..
Ate onde eu sei o oracle suporta no maximo 32Gigas para cada data File , impossibilitando a criação de um DataFile de 200Gigas ... se eu estiver errado me corrijam ...
Levando em conta um banco de smallfiles cada datafile contem cerca de 4 milhoes de blocos, se seu bloco for de 8k(default), você poderá ter a seguinte conta: 4194304*8192 = 34359738368, ou seja cada datafile poderá chegar a ~34gb.
Outro exemplo seria se você tivesse o bloco de 32k, então teriamos o tamanho máximo para cada datafile fazendo a mesma conta:
4194304*32768=137438953472, seu datafile poderia chegar a ~137gb, já sendo considerado um bigfile.
Mas vocês poderão ler mais no manual do Oracle Database Release 2 em Physical Database Limits.
Depois de um banco criado você não pode alterar a configuração do bloco, o que você poderia fazer é exportar a base e criar um novo banco já com o parametro alterado.
Para verificar esse parametro é só executar o select abaixo:
Você pegou a coluna Hash, você poderia fazer assim pegue o valor da coluna bytes e multiplica por 4194304(quantidade de blocos por datafile, segundo parametro da oracle para smallfiles) que será igual a 34359738368. Ou seja ~34gb.
Obrigado a todos pelas respostas. Isso resolve minha dúvida. A limitacao é dada pelo SO e a conta para saber o tamanho maximo de um arquivo é feita pelo DB_BLOCK_SIZE.