Dúvida - Instalação Oracle XE

DBA Geral (instalação, configuração do banco, scripts do Sql*Plus, shell scripts, batch scripts, etc...)
Responder
Tinho
Rank: DBA Sênior

Informações do Ambiente:
* Versão do Oracle: 10g
* Sistema Operacional: Windows 7 Ultimate

Bom dia Senhores, sou usuário ativo do forum, porém as minhas maiores dúvidas eram referente a desenvolvimento de PL/SQL que utilizava na antiga empresa na qual trabalhava.

Recentemente mudei de emprego e parei de usar diretamente o Oracle, porém para não ficar muito tempo sem utilizar e esquecer o que eu aprendi, resolvi instalar o Oracle XE 10g. Como bom usuário de Windows segui o Wizard e a instalação ocorreu com sucesso, conectei e tudo mais.

No entanto tenho algumas dúvidas, e gostaria de saber vocês podem me ajudar! São elas:

* Já existe uma estrutura pre-definida na instalação default, tipo schema, owner, grants, tabelas; Se sim, como vejo isso?

* Eu instalei um versão trial do Toad for Oracle, a mesma ferramenta utilizada na empresa na qual trabalhava, porém eu não consigo utilizá-la. Ela reconhece o banco mas ao digitar o user e senha ele dá erro;

A minha dúvida é, na empresa já existia toda uma estrutura criada schema, user, premissões, como eu defino isso, como eu preparo o meu ambiente, tenho que alterar o tnsname? Existe algum artigo na internet que possa me auxiliar, ou alguma documentação da propria Oracle, ouvi dizer que havia um script padrão fornecido para a criação deste ambiente que relatei acima ou poderiam me indicar algum livro o curso de DBA.

Grato.
victorhugomuniz
Moderador
Moderador
Contato:
:D

você que deve criar tudo!
Tinho

Obrigado Vitor.

Agora consegui conectar no Toad era problema de permissão. Dai apareceu a conexão SYSTEM@XE, isso quer dizer o que? Que estou logado com o usuário SYSTEM no banco XE? E também apareceu um Schema chamado MySchema, é sobre esse Schema que eu devo trabalhar?

Grato,
victorhugomuniz
Moderador
Moderador
Contato:
:D

o usuario usado é o system sim, mas você não deve usar ele..

use-o apenas para criar um usuario e dai use este novo usuario para criar os objetos, desta forma todos os objetos vao pertencer ao schema do novo usuario
Tinho

Hum, entendi. Mas porque não devo usar ele? Qual o risco?

E vamos supor e não posso atribuir GRANT para meu próprio usuário, então após eu ter criado o meu usuário, se eu quiser alterar ou atribuir novos GRANTS ou REVOKES eu teria que logar com o system em uma outra instancia do meu banco XE, isso é permitido no Oracle XE?

Att.,
Responder
  • Informação