[Oracle XE 11g] Mensagem de Erro

DBA Geral (instalação, configuração do banco, scripts do Sql*Plus, shell scripts, batch scripts, etc...)
Responder
Avatar do usuário
wbarrence
Rank: Programador Sênior
Rank: Programador Sênior
Mensagens: 55
Registrado em: Qui, 06 Out 2011 10:30 am
Localização: SP
--
WABS

Informações do Ambiente:
* Versão do Oracle: 11g
* Sistema Operacional: Windows 7

Olá pessoal eu já tenho instalado na minha máquina o cliente do Oracle 11g e o Oracle JDeveloper 11g (ambos funcionando perfeitamente), e hoje estava tentando instalar o Oracle XE 11g para fins de estudos e testes, e no momento em que a instalação está sendo finalizada é mostrada a seguinte mensagem de erro:

Selecionar tudo

O installer não pôde instanciar o arquivo C:\user\usuario\AppData\Local\Temp\{658A09B4-032F-418D-9F4C-42BB65177F6A}\KEY_XE.reg
E o Oracle XE 11g não funciona de maneira alguma, já tentei configurar o tnsnames.ora, mas infelizmente parece que nada funciona, alguém pode me ajudar?

Att,

Wanderson Barrence
marcus.kobel
Rank: Programador Sênior
Rank: Programador Sênior
Mensagens: 45
Registrado em: Qui, 12 Mai 2011 4:54 pm
Localização: Porto Alegre - RS

Ai WABS.... sei lá.
É que instalar o client e depois instalar o Oracle server na mesma máquina é pedir pra se encomodar.
Se eu fosse tu, eu desinstalava TUDO ou até formatava a tua máquina e reinstalava o Ora11g XE. É mais garantido do que peder infindáveis horas pra descobrir o que aconteceu.
Ou instala o Ora XE numa máquina virtual.

Falou!
Avatar do usuário
wbarrence
Rank: Programador Sênior
Rank: Programador Sênior
Mensagens: 55
Registrado em: Qui, 06 Out 2011 10:30 am
Localização: SP
--
WABS

Então Markus,

Só não formatei ainda porque esta máquina é da empresa, e o Oracle Cliente 11g é padrão em todas as máquinas, e eu preciso fazer alguns testes no banco que é proibido fazer no Server. Já tentei também o virtual box, mas ele deixa a minha máquina muito lenta.

Att,

Wanderson
Avatar do usuário
stcoutinho
Moderador
Moderador
Mensagens: 850
Registrado em: Qua, 11 Mai 2011 5:15 pm
Localização: são Paulo - SP

Wbarrence,

Tente fazer então o seguinte:

- Desinstale o Oracle XE 11g
- Abra uma janela do MS-DOS e posicione no diretório onde se localiza o SETUP.EXE.
- Certifique-se que esteja com um usuario Windows com permissão de ADMINISTRADOR;
- Execute os seguintes comandos em sua janela do MS-DOS, atribuindo o diretório temporário de sua máquina (exemplo):

Selecionar tudo

  set TMP=c:\temp 
  set TEMP=c:\temp 
- Atribuia o ORACLE_SID na janela do MS-DOS:

Selecionar tudo

  set ORACLE_SID=XE
- Na janela do MS-DOS, execute o comando SETUP.EXE
- Se sua maquina for WINDOWS 7 64 BITS, certifique-se de executar este comando em modo de compatibilidade de 32-bits;

Veja se com estes passos você consegue instalar o XE.

Em alguns foruns dizem para ignorar esta mensagem de erro e configurar o LISTENER.ORA com o nome de seu HOSTNAME da máquina.

Em outros (com Windows 7 64 bits), dizem para duplicar o registro do Oracle (register) para 32 e 64 bits.

Poste aqui depois o resultado de seu plano de ação. E informe se sua máquina seria 32/64 bits e se você tem um usuário do grupo administrador para instalar o XE.

Abraços e boa sorte,

Sergio Coutinho
Avatar do usuário
wbarrence
Rank: Programador Sênior
Rank: Programador Sênior
Mensagens: 55
Registrado em: Qui, 06 Out 2011 10:30 am
Localização: SP
--
WABS

Olá Sérgio,

O S.O é Windows 7 x64 e o meu usuário é Administrador do Sistema, e eu ainda tenho o Oracle Client 11g e o JDeveloper 11 já instalado na máquina.

Eu segui os passos que você recomendou, mas o resultado continua sendo o mesmo, continua dando a mesma mensagem de erro e quando a instalação é finalizada o Oracle XE não funciona.

Att,

Wanderson Barrence
Avatar do usuário
stcoutinho
Moderador
Moderador
Mensagens: 850
Registrado em: Qua, 11 Mai 2011 5:15 pm
Localização: são Paulo - SP

wbarrence,

Como você é o administrador da máquina, haveria como seguir a recomendação do kobel?

Você poderia desinstalar os softwares e instalar XE + DEVELOPER + CLIENT, nesta ordem.

Como no final das contas você vai ficar com todos os softwares instalados novamente, não haveria problemas com as regras de sua empresa.

Além disso, todos estes softwares podem ser baixados sem problemas da OTN Oracle.

Eu concordo com o kobel. Às vezes ocorrem problemas ao instalar produtos da Oracle com outros JÁ instalados no ambiente.

Abraços,

Sergio
Avatar do usuário
wbarrence
Rank: Programador Sênior
Rank: Programador Sênior
Mensagens: 55
Registrado em: Qui, 06 Out 2011 10:30 am
Localização: SP
--
WABS

Que nada!!!

Em time que está ganhando não se mexe, resolvi rodar ele numa máquina virtual com o Ubuntu, fica lento mais dá para quebrar o galho.

Mas mesmo assim agradeço pela sua ajuda.

Att,

Wanderson Barrence
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes