Registros duplicados no banco

Dicas do Oracle Forms Builder - Blocos, Itens, LOV, Canvas, Triggers, comandos, PLL, d2kwutil, FMB, Alert, menus, etc
Responder
pmv1980
Rank: Analista Júnior
Rank: Analista Júnior
Mensagens: 97
Registrado em: Qua, 07 Jan 2009 12:39 pm
Localização: Recife

Boa tarde,

Tenho duas tabelas:

despesas - campos (codigo despesa, descrição despesa) - já tem registros
tipo despesas - campos (codigo despesa, codigo tipo despesa, descrição tipo despesa) - já tem registros


Tenho duas telas, uma para cadastrar as despesas e a outra para tipo de despesas. Até aqui tudo certo.

O problema começa aqui:

Tenho uma outra tela onde vou relacionar as despesas com os tipos de despesas.
No bloco de despesas eu criei uma relation, onde o join é TIPO_DESPESAS.CD_DESPESA = DESPESAS.CD_DESPESA.

Porém quando eu faço o relacionamento está duplicando o registro.
Exemplo:

na tabela despesa eu tenho banco

cd_despesa = 1
desc_despesas = banco

na tabela tipo de despesas eu tenho multa

cd_despesa = null
cd_tp_despesa = 1
des_tp_despesa = multa

quando eu relaciono banco com multa, fica uma linha com o cd_despesa preenchido e outro sem, acho q é porque estou relacionando na tabela tipo_despesas, onde já existem registros.
schnu
Rank: Analista Pleno
Rank: Analista Pleno
Mensagens: 110
Registrado em: Ter, 24 Mai 2005 9:16 pm
Localização: Dongguan - Guangdong - China

Seria mais facil você fazer em uma unica tela o cadastro e o tipo de despesa, pois pelo que entendi tipo despesas é filha de despesas assim criando um form só, nesse mesmo form você já faz o relacionamento dos blocos e o oracle toma conta do resto pra você sem erros.

Mas não sei se você pode alterar isso ai onde você está !!!
pmv1980
Rank: Analista Júnior
Rank: Analista Júnior
Mensagens: 97
Registrado em: Qua, 07 Jan 2009 12:39 pm
Localização: Recife

Mas eu quero q o cadastro seja feito em telas separadas e depois relacione, porque no caso o mesmo tipo de despesa, pode ser relacionado com despesas diferentes.

Acho q se criar um tabela desse relacionamento, resolva, mas não estou sabendo como relacionar.
Diego_Mello
Rank: DBA Júnior
Rank: DBA Júnior
Mensagens: 229
Registrado em: Sex, 05 Set 2008 2:59 pm
Localização: Igrejinha - RS
Diego Mello
Igrejinha - RS
www.twitter.com/diegolmello

Brother...

Na verdade, o certo seria que a tabela despesas tivesse o campo cd_tp_despesa, assim não teria que repetir registros na tabela tipos de despesa. Em outras palavras, não guardar na tipos de despesa a despesa, mas na despesa guardar o tipo.

Mas como tu já tem registros nas tabelas, não dá para mudar.

Creio que uma tabela para relacionar as duas não faça efeito, já que um tipo de despesa pode estar em mais de uma despesa, mas uma despesa não pode estar em mais de um tipo de despesa, entendeu?

Torne o campo cd_tp_despesa NOT NULL e veja como se comporta.
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes