CONTROLE DE VERSÕES NO FORMS

Dicas do Oracle Forms Builder - Blocos, Itens, LOV, Canvas, Triggers, comandos, PLL, d2kwutil, FMB, Alert, menus, etc
Responder
alyssonhm
Rank: Estagiário Sênior
Rank: Estagiário Sênior
Mensagens: 10
Registrado em: Qua, 02 Set 2009 1:33 pm
Localização: Maringá-Pr
Alysson Morandi

Boa tarde pessoal.
alguém ai já usou algum controle de versões tipo vocês para forms? Ou conhece algum que de para utilizar legal?
Estou aprendendo a ferramenta e não achei um controle de versões para ela.
Se alguém souber e puder ajudar agradeço.

Abraços.
Avatar do usuário
dr_gori
Moderador
Moderador
Mensagens: 5024
Registrado em: Seg, 03 Mai 2004 3:08 pm
Localização: Portland, OR USA
Contato:
Thomas F. G

Você já respondeu a dúvida de alguém hoje?
https://glufke.net/oracle/search.php?search_id=unanswered

O problema do forms é que ele é um arquivo binário.
Qualquer controle de versão VAI funcionar com ele, mas perde-se uma coisa LEGAL: Ver o que mudou de uma versão pra outra.

O controle de versão, (seja Visual Studio, SVN, CVS, ou qualquer outro) vai atender numa boa. No windows, eu já usei o Tortoise como "interface" pro controle de versão e era bem facil e amigável.

Algum tempo atras, eu vi que existia um programa que mostrava a diferença entre 2 forms. Mas era bem caro.
diegolenhardt
Moderador
Moderador
Mensagens: 1177
Registrado em: Qui, 15 Out 2009 10:28 am
Localização: Recife

No site da oracle tem uma api que você pode implementar em java e desenvolver o que precisar, ler blocos, gatilhos, canvas, etc de um fmb,

Existe um produto da oracle mas não tenho certeza se faz o versionamento
Oracle Forms Designer
JOPA
Rank: Programador Sênior
Rank: Programador Sênior
Mensagens: 58
Registrado em: Sex, 30 Out 2009 9:52 am
Localização: Salvador - BA
Contato:
Atenciosamente,

João Paulo A. C. do Bomfim

"Deu certo? Deixa! Funcionou? Não mexa!"

alyssonhm, muito interessante seu questionamento e já me questionei sobre isso assim que iniciei com Oracle Forms(a 5 meses atrás).

De forma a contribuir, irei relatar o que usei e como fiz para controlar a versão dos fontes dos sistemas que trabalho.

Como a máquina em que trabalho possui como SO o Windows eu acabei adotando como Servidor SVN o aplicativo de nome << Visual SVN Server - http://www.visualsvn.com/server/ >> e como cliente adotei o << Tortoise SVN - http://tortoisesvn.net/downloads >>.

Considerando instalados e configurados os aplicativos aliado aos fontes do sistema de trabalho, criei uma regra que venho sempre executando a cada alteração destes fontes, a saber:

É possível no Forms gerar 3(três) tipos de arquivos:

.fmb Binary(Design)
.fmx Executável
.fmt Text

Geralmente, criamos o << .fmb >> quando salvamos o fonte e quando compilamos, automaticamente gera-se o << .fmx >>. No meu caso, eu tenho que ter a disciplina/regra de gerar o << .fmt >> para poder assim VISUALIZAR as transformações entre cada versão do fonte.

Depois disso é só submeter os 3 arquivos, alimentando com uma descrição em poucas palavras as alterações realizadas.

Devo dizer que é um pouco poluída a visualização se comparado ao controle de versão em outras linguagens mas, quebra um galho danado e é uma forma que vem me atendendo.

Só por informação, este caso foi aplicado a apenas uma máquina. Ou seja, servidor e cliente SVN assim como os fontes na minha máquina como um "ambiente de desenvolvimento".

Espero ter ajudado e qualquer outra solução será bem vinda!
victorhugomuniz
Moderador
Moderador
Mensagens: 1396
Registrado em: Sex, 01 Fev 2008 2:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:
:D

eu tenho experiencia em java..
sempre trabalhei com o CVS e é o meu preferido porem todos dizem que o SVN tem um melhor controle para arquivos binarios, atualmente uso o SVN no meu trabalho, direto do eclipse em um plug in mas tenho o tortoise tambem.. salve a minha preferencia pelo CVS o SVN cumpre seu papel bem..
JOPA
Rank: Programador Sênior
Rank: Programador Sênior
Mensagens: 58
Registrado em: Sex, 30 Out 2009 9:52 am
Localização: Salvador - BA
Contato:
Atenciosamente,

João Paulo A. C. do Bomfim

"Deu certo? Deixa! Funcionou? Não mexa!"

Grato pela sugestão do CVS vou testar depois, já me falaram muito bem sobre ele. Eu adotei o SVN na verdade pois foi o que, naquele momento, tinha mais fácil para instalar e testar. Deu certo eu acabei ignorando as demais opções.

Mas, para facilitar o controle de versão no Oracle Forms(que não é uma tarefa fácil) tente dar foco nos arquivos << .fmt >> que terá mais sucesso.
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes