Diferentes nomenclaturas (HTMLDB, OWA, APEX), mesma coisa?

Oracle Application Express - web application development tool (antigamente conhecido como Oracle HTML-DB)
Responder
Tinho
Rank: DBA Sênior
Rank: DBA Sênior
Mensagens: 319
Registrado em: Seg, 16 Nov 2009 4:50 pm
Localização: São Paulo - SP

Aqui onde eu trabalho nós utilizamos a tecnologia da oracle para desenvolver páginas web través de pacotes do PL/SQL, conhecida com o acronimo de OWA (Oracle Web Application). Porém devido a atualizações recorrentes e novas versões lançadas e dentre tantas nomenclaturas e terminologias diferente eu acabo meio que me confundindo sobre o que é o que. Por isso, gostaria de contar com a ajuda dos colegas para esclarecer as seguintes dúvidas abaixo:

Por exemplo:

* Oracle Web Application e Oracle WebToolkit?
- Pelo o que eu entendi, é como se o Oracle WebToolkit fosse uma espécie de framework e o Oracle Web Application é uma das ferramentas deste framework;

* O que significa DAD? mod_plsql?

* APEX?
- É a evolução do OWA, HTML DB, ou do FORMS/REPORT? Ou nenhum dos dois? Através do APEX eu posso desenvolver aplicações desktop também?

* Em casa tenho instalado o Oracle XE 11, qual tecnologia devo instalar para utilizar os mesmo recursos utilizados no meu trabalho? Ou seja, para desenvolvimento web. Pois vi que no site da Oracle tem o Oracle Fusion Middleware assim como o APEX e um suíte de Desenvolvimento.

* É preciso instalar o APACHE para configurar um servidor para simular as requisições ou pode ser utilizado o IIS da Microsoft?

À quem puder me auxiliar, permaneço no aguardo.

Desde já agradeço.
Avatar do usuário
stcoutinho
Moderador
Moderador
Mensagens: 850
Registrado em: Qua, 11 Mai 2011 5:15 pm
Localização: são Paulo - SP

Oi Tinho,

O ORACLE APEX é uma evolução do ORACLE HTML DB. Ele não tem nada a ver com o ORACLE FORMS, apesar de algumas pessoas considerarem o APEX como uma espécie de sucessor do mesmo.

Este link explica um pouco da estória do APEX:

http://en.wikipedia.org/wiki/Oracle_Application_Express

Para usar o ORACLE APEX, você pode usar o modo "PL/SQL gateway" ou "HTTP". Maiores detalhes sobre eles você encontra no manual de configuração do ORACLE APEX (http://docs.oracle.com/cd/E23903_01/doc ... _login.htm).

Usando o modo "HTTP", você vai precisar de um servidor ORACLE HTTP SERVER ou APACHE. Desconfio não ser possível usar o MICROSOFT IIS para isso.

O termo "DAD" corresponde a "Database Access Descriptor Configuration" que é utilizado pelo ORACLE PL/SQL WEB TOOLKIT para permitir um servidor web conectar com o banco de dados quando uma URL é processada.

Creio que o WEB TOOLKIT é uma ferramenta independente do ORACLE APEX (BEM ANTERIOR ao lançamento do HTML DB .. talvez se origine do ORACLE 8I). Maiores informações sobre o produto podem ser obtidas em http://docs.oracle.com/cd/B19306_01/app ... ns_web.htm e http://docs.oracle.com/cd/B14099_19/web.1012/b15896.pdf.

Sobre a confusão de nomenclaturas dos produtos, isso é perfeitamente normal se tratando de ORACLE. Eu já trabalhei com ORACLE EBS 11i, e a "parafernália de siglas" e nomes de produtos era uma coisa muito comum neste pacote ERP. Um produto oracle pode adotar uma série de nomes diferentes no decorrer de sua vida.

Eu acho que não consegui responder 100% das suas dúvidas, e espero que os foristas aqui do GLUFKE possam contribuir com mais informações sobre este tema.

Abraços,

Sergio Coutinho
Tinho
Rank: DBA Sênior
Rank: DBA Sênior
Mensagens: 319
Registrado em: Seg, 16 Nov 2009 4:50 pm
Localização: São Paulo - SP

Olá stcoutinho, obrigado pelos esclarecimentos. Ajudou sim!

Mas ainda continuo perdido no meio de tantas siglas. O motivo da abertura do tópico foi para tentar me situar e localizar "onde eu estou, para o que eu quero e/ou preciso".

Já cheguei a buscar ajuda nas documentações da Oracle, mas devida a tantas informações acaba meio que "desinformando", pois não sei por qual tecnologia buscar.

Como disse no ambiente de trabalho utilizamos o que popularmente é conhecido internamente como OWA. Utilizamos a versão do Oracle 10g, Windows 7 e caso eu queira ver qual versão da ferramenta encontra-se instalada utilizo o seguinte scrpit abaixo:

Selecionar tudo


select owa_util.get_version from dual;
--
GET_VERSION
10.1.2.0.8

Os scripts montados no ambiente de trabalho não utilizam nenhuma interface gráfica ou wizard para desenvolvimento, apenas PL/SQL, utilizando pacotes "HTP" para desenvolver página web. A duvida é: o que devo instalar para conseguir emular um ambiente onde eu possa estudar e testar tais aplicações?

Grato.
Avatar do usuário
stcoutinho
Moderador
Moderador
Mensagens: 850
Registrado em: Qua, 11 Mai 2011 5:15 pm
Localização: são Paulo - SP

Tinho
Rank: DBA Sênior
Rank: DBA Sênior
Mensagens: 319
Registrado em: Seg, 16 Nov 2009 4:50 pm
Localização: São Paulo - SP

Sabem aquela velha história de "quanto mais mexe mais fede". A cada vez que eu pesquiso algo sobre o assunto surgem novas terminologias e com ela novas dúvidas.

Tenho instalado na minha o Oracle XE 10 e pelo o que eu pude entender do que eu li até agora, o Oracle PL/SQL Web Application já vem instalado por padrão, isso pode ser comprovado com o seguinte comando:

Selecionar tudo


SELECT status, version, comp_name FROM dba_registry; 

--
Oracle XML Database 10.2.0.4.0

SELECT owa_util.get_version FROM dual;

--
GET_VERSION
10.1.2.0.8

Assim eu posso utilizar todas as funcionalidades inerentes a tecnologia como o uso das "bibliotecas" "HTP", por exemplo.

No entanto para que eu possa enviar as requisições para o servidor para que o mesmo interprete os meus objetos e reinderize a página retornando o código HTML do lado do cliente, primeiramente eu preciso configurar o DAD, que é um conjunto nomeado de valores de configuração que especificam as informações necessárias para criar uma sessão para um banco de dados específico e um usuário / senha do banco de dados.

E depois ativar o PL/SQL Gateway ou o mod_plsql que é o responsável por habilitar, interpretar e invocar as rotinas PL/SQL através do HTTP listener para permitir enviar solicitações e passar parametros via URL, ou ainda utilizar o "XML DB HTTP" cujo o qual precisa ser configurado utilizando a package "DBMS_EPG" (http://glufke.net/oracle/viewtopic.php?t=7926) criando sessão, usuário, senha, que segundo meu entendimento dispensa a instalação do "Oracle HTTP Server" e permitir emular um ambiente de servidor.

Para cada execução do mod_plsql é utilizada uma sessão do banco de dados, onde para isso é necessário primeiramente configurar um caminho virtual e associar esse caminho com um descritor de acesso de banco de dados (DAD). Geralmente o DAD é utilizado para estabelecer acesso direto a aplicação. Que "superficialmente" entendo como sendo um componente/driver (como se fosse um ADO) para estabelecer acesso e conexão ao banco.

Como ainda não tenho o ambiente devidamente configurado, ao executar o seguinte script, é retornado vazio:

Selecionar tudo


SELECT * FROM dba_epg_dad_authorization;

--
vazio

Uma vez tendo tudo instalado e devidamente configurado usa-se o "PL/SQL Web Toolkit" como plataforma de desenvolvimento de suas aplicações.

Pessoal sintaticamente acredito que seja isso. Pelo menos me ajuda a estruturar o conhecimento de forma organizada favorecendo a curva de aprendizagem e seguir uma cronologia.

Agora só me resta saber como efetuar todas as configurações necessárias utilizando as bibliotecas abaixo:

Selecionar tudo


Existem outras mais as principais são essas:

DBMS_EPG.create_dad 
DBMS_EPG.set_dad_attribute 
dbms_epg.authorize_dad

/*
DBMS_EPG.deauthorize_dad
DBMS_EPG.get_all_dad_attributes
DBMS_EPG.get_all_dad_mappings
DBMS_EPG.unmap_dad 
DBMS_EPG.map_dad
DBMS_EPG.delete_dad_attribute 
DBMS_EPG.DROP_DAD
*/

Loga mais estarei chegando em casa e o mais breve possível efetuarei os testes e comunicarei a vocês.

À quem puder acrescentar mais informações ou ainda confirmá-las, agradeço.

Grato a todos pela ajuda e atenção.
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes